DADOS ESSENCIAIS SOBRE O SETOR AUTOMOTIVO

Este espaço do portal Automotive Business oferece para download estatísticas, pesquisas e estudos focados no setor automotivo e segmentos relacionados. Encontre aqui números e informações de credibilidade para desenvolver projetos, apresentações e fazer o planejamento estratégico.

negócios | tecnologia | mercado & indústria | internacional | histórico | contato | estatísticas periódicas


Veículos elétricos e energia solar podem impedir o crescimento da demanda de carvão e petróleo a partir de 2020
Aumento do uso destas energias limpas pode barrar 2 milhões de barris de petróleo por dia até 2025, diz pesquisa

Um estudo divulgado pelo Grantham Institute, do Imperial College de Londres, e do Carbon Tracker Initiative aponta que a queda dos custos dos veículos elétricos e da tecnologia solar tem potencial para barrar o crescimento da demanda global de petróleo e carvão já a partir de 2020. O relatório expõe uma vasta pesquisa sobre os impactos do aumento do uso dessas tecnologias limpas em detrimento das fontes de energias tradicionais e de origem fóssil.

Somente o crescimento de veículos elétricos (EVs) pode fazer com que 2 milhões de barris de petróleo por dia deixem de ser usados até 2025. O estudo ‘Espere o inesperado: o poder disruptivo da tecnologia de baixa emissão de carbono’ adverte que
os veículos elétricos estão crescendo atualmente a uma taxa de 60% ao ano e já há mais de 1 milhão deles nas estradas do mundo. Os custos das baterias caíram 73% (para US$ 268 / kWh) nos sete anos até 2015 de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos. A Tesla, fabricante de carros elétricos, prevê que eles chegarão a US$ 100 / kWh até 2020.

Os cenários deste estudo assumem que os veículos elétricos serão mais baratos que os convencionais a uma taxa gradual a partir de 2020. O relatório conclui que os veículos elétricos poderiam ter um quinto do mercado de transporte rodoviário em 2030 e, com o crescimento adicional de carros com célula de hidrogênio e dos híbridos movidos a combustível e eletricidade, os modelos convencionais poderiam representar menos da metade do mercado. Para 2050, os veículos elétricos podem vir a representar 69% do mercado (cerca de 1,7 bilhão de unidades), enquanto os modelos convencionais a combustão responderão por apenas 12%.

fazer o download do PDF

 

 


|estatísticas periódicas

Os principais números do setor automotivo atulizados toda semana


CONTATO


|quer anunciar?
 
Se você quiser colocar sua marca em destaque no ABInteligência, fale com carinacosta@automotivebusiness.com.br

 


|quer colaborar?
 
Se tiver um estudo, estatística ou relatório interessante para ABInteligência, envie para giovannariato@automotivebusiness.com.br



AUTOMOTIVE BUSINESS
Av. Iraí, 393, cjs. 51/52/53, Moema, 04082-001, São Paulo, SP, tel. 11 5095-8888