Perfil da empresa

Carros sem motoristas, serviços conectados, novos conceitos de compartilhamento. A indústria automotiva está em mudança, a internet das coisas está abrindo um mundo totalmente novo, de oportunidade que vão ultrapassar os limites da mobilidade.

Mas como será o futuro nas estradas? Uma coisa é certa: novas tecnologias vão revolucionar a mobilidade de hoje. Elas transformarão a jornada em uma experiência digitalmente aprimorada, e conectarão o veículo ao seu entorno.

Com a Bosch, a mobilidade conectada está se tornando uma realidade: mais eficiente, mais segura, mais confortável, fascinante e sustentável. A empresa utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT, para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O resultado são soluções integradas de mobilidade nas áreas de personalização, automação, conectividade e eletrificação e powertrain.

Os principais segmentos de atuação são sistemas de injeção para motores de combustão interna, diversas soluções para eletrificação e powertrain, sistemas de segurança veicular, tecnologias de assistência ao condutor, além de produtos e serviços para o mercado de reposição automotiva.

Mundialmente a Bosch é sinônimo de importantes inovações automotivas, como o sistema de gerenciamento eletrônico do motor, o programa eletrônico de estabilidade (ESP) e a tecnologia diesel common-rail. Localmente, a Bosch revolucionou o mercado brasileiro com as tecnologias flex fuel e flex start, além de ser pioneira no fornecimento do sistema start stop para veículos de baixa cilindrada.

O setor Soluções para Mobilidade é a maior unidade de negócios do Grupo Bosch, com vendas de 46,8 bilhões de euros em 2019 contribuindo, dessa forma, com 60% das vendas totais das operações do Grupo. Isso torna a empresa uma das principais fornecedoras de sistemas automotivos do mundo.

O Grupo Bosch completou 65 anos de Brasil em 2019 – uma história de sucesso que se iniciou em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente, o grupo emprega no País cerca de 8.000 colaboradores e registrou, em 2019, um faturamento líquido de R$ 5,2 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores soluções para mobilidade, tecnologia industrial, bens de consumo e energia e tecnologia predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas e busca disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, com isso, cria “Tecnologia para a Vida”. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.400 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,5 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.