A Eaton é uma das maiores empresas de gerenciamento de energia do mundo, que fornece soluções inteligentes para ajudar clientes a gerenciar energia mecânica, elétrica e hidráulica de forma mais eficiente, segura e sustentável. No segmento automotivo, a multinacional é referência no desenvolvimento de transmissões automatizadas para caminhões e ônibus, presentes em veículos das principais montadoras do país, como Mercedes-Benz, Iveco e VW Caminhões e Ônibus.

As transmissões automatizadas EAO-6106 e EAO-6206 de 6 velocidades da EATON equipam os primeiros modelos de caminhões de distribuição urbana do país. A empresa acredita que os grandes benefícos dessa nova tecnologia, como conforto, economia, performance, durabilidade e segurança, características desses câmbios, são determinantes para o aumento da adesão de automatizadas no mercado de leves.

Com competência de desenvolvimento e manufatura locais, é no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da América do Sul, na unidade de Valinhos, que nasce toda a tecnologia embarcada nestas soluções. Para o mercado nacional isso gera um grande ganho, pois são engenheiros brasileiros com expertise global desenvolvendo caixas automatizadas específicas para as características do mercado local.

Com soluções integradas para melhorar a eficiência nos variados sistemas de powertrain de veículos leves a pesados, sejam eles a combustão ou eletrificados, a Eaton tem um compromisso com a sustentabilidade e redução de emissões evaporativas. Nesse sentido, oferece algumas soluções, como o ORVR (Onboard Refueling Vapor Recovery), tecnologia que elimina até 98% das emissões de gases tóxicos na atmosfera. Seu portfólio de válvulas de combustível atende tanques flex fuel, diesel e ureia.

Além disso, a solução CDA (Cylinder Deactivation) possibilita melhorar a eficiência dos motores atuais, reduzindo o consumo e as emissões. Com o CDA, um ou mais cilindros são desativados, diminuindo simultaneamente as emissões de NOX e CO2, aplicável em motores de ciclo Otto e Diesel. Já o Engine Brake é uma solução que tem como função primária controlar o desenvolvimento da velocidade do veículo durante a desaceleração em descidas. Ambas entregam benefícios diferenciados para a operação do veículo, destacando maior conforto e melhor dirigibilidade, além da redução de emissões e menor custo operacional.

O segmento de reposição automotiva é outro mercado em que a Eaton se destaca e apresenta crescimento exponencial. A Divisão de Aftermarket tem uma capilaridade robusta no mercado brasileiro e da América do Sul. São mais de 1.340 pontos de vendas, incluindo, concessionárias, montadoras, distribuidores, atacados, varejistas e via dropship. E, para alavancar ainda mais esse mercado, uma estratégia consolidada de expansão de portfólio para este ano inclui a ampliação de linha para o mercado agrícola, com o lançamento da marca Eaton Aftermarket Parts que, em breve, terá sua linha automotiva. Até o final de 2020, serão mais de 500 itens lançados.