Proporcionar informações transparentes, comunicação instantânea e soluções personalizadas a seus clientes são os desafios permanentes da Jato que norteiam a direção da empresa e o seu sucesso nos próximos anos.

A história da Jato começa no início dos anos 1980 quando a indústria automotiva tinha atingido fase crucial em seu desenvolvimento global. Hoje a Jato é líder de mercado, com operações em dezenas de países em todo o mundo, ao prover inteligência de mercado automotivo e ao criar valores a seus clientes, sendo esses os pontos fortes da empresa.

Seu primeiro contrato de prestação de serviços de consultoria foi com uma multinacional francesa com pesquisa e coleta de dados em oito países europeus. Isso permitiu à Jato o ímpeto de avançar e estabelecer processos e competências que são a natureza de seu sucesso, vigentes até hoje.

Nesses primeiros anos, a Jato estabeleceu uma prática para buscar técnicas de pesquisa primária, em lugar de técnicas secundárias, que constituem a base de sua reputação quanto a dados precisos, atualizados e completos.

Com esses fundamentos delineados, a empresa cresceu rapidamente. A indústria almejava informações precisas e de fácil utilização, uma vez que serviam como base para as principais decisões e tinham o potencial de proporcionar aos fabricantes de veículos a possibilidade de desenvolver a sua vantagem competitiva. A Jato representou o início de uma nova oferta de conhecimento de mercado para o setor automotivo.

No início dos anos 1990, a JATO investiu em tecnologia para pesquisadores de campo e este apoio adicional ajudou a garantir a qualidade das informações e dos dados que recebem. A medida definitiva de tudo o que faz tem sido sempre a sua capacidade de oferecer e dar suporte para os fabricantes de veículos. Por essa estratégia, tanto o seu crescimento territorial como os seus avanços tecnológicos têm sido de sucesso inquestionável.

Desde o início, a Jato tem sido um negócio com presença internacional, com o primeiro funcionário em tempo integral sediado na Itália. A expansão internacional e o trabalho transnacional aceleraram rapidamente o crescimento e, agora, com atuação em mais de 50 mercados no exterior. Com essa base, seus clientes contam com uma das mais experientes empresas de consultoria e de fornecimento de informações estratégicas e soluções para o setor automotivo internacional. Conhecimento, capacidade de análise e produtos personalizados para auxiliar empresas e executivos a tomar decisões conscientes. 

O desenvolvimento de tecnologias digitais e a capacidade de gerar e analisar informações setoriais transformaram o domínio do conhecimento da Jato para muito além de qualquer previsão que tenha sido feita há 30 anos. Hoje, a empresa está reformulando os comportamentos de consumidores finais e de seus clientes, além de aumentar as oportunidades para que as companhias obtenham soluções de informações personalizadas e em tempo real.