A Volkswagen Caminhões e Ônibus conta com duas fábricas, fatores decisivos para seu sucesso. A principal unidade produtiva fica em Resende, localizada a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. A fábrica de Resende já entrou para a história da indústria automobilística mundial ao introduzir um conceito moderno de gestão nas relações entre fabricante e seus principais fornecedores: o Consórcio Modular. Neste sistema de produção, fornecedores dividem com a empresa a responsabilidade pela montagem dos veículos. As principais vantagens são aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos. As empresas parceiras são Maxion (chassi, roda e pneu), Meritor (eixos e suspensão metálica), Suspensys (suspensão pneumática), Carese (pintura), Aethra (armação da cabine), Powertrain (motor), Kroschu (acabamento da cabine).

A outra fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus fica na cidade mexicana de Querétaro e é a segunda unidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus a produzir caminhões e ônibus da marca Volkswagen no mundo.

A VW exporta também caminhões e ônibus na forma de kits (sistema SKD) para montagem na cidade de Pinetown, na África do Sul, e destinados não apenas ao mercado local, mas aos países vizinhos que utilizam modelos com direção do lado direito.