Inovação, Sustentabilidade e Transformação Digital Palco 3

8h30 Palestra

O Brasil automotivo no mundo + liderança

Paula Braga

Automotive Business

8h40 Palestra

Para onde caminha o negócio automotivo

O desenvolvimento de programas complexos de implantação de tecnologia e a consultoria de processos no setor automotivo.

Andrea Cardoso

Diretora executiva e líder do setor automotivo, Accenture

Andrea Cardoso, diretora executiva da Accenture, é altamente qualificada, com mais de 25 anos de experiência ao desenvolver programas complexos de implantação de tecnologia, bem como realizar consultoria de processos no setor automotivo.

Expertise na gestão de grandes projetos com foco em resultados, ao ter uma visão holística e analítica para compreender contextos complexos, bem como trabalhar com variáveis para obter a melhor solução para o desenvolvimento do negócio;

Ampla experiência em gestão de programas de tecnologia utilizando metodologias ágeis e tradicionais e desenho do processo em consonância com diversas áreas;

Forte atuação em diversas frentes, para composição de negócios em tecnologia, processos, consultoria e programas de transformação;

Implantação de programas críticos e complexos, com foco na otimização da TI e estruturação de novas áreas para prestação e suporte aos sistemas remotos;

Construção de parcerias duradouras baseadas na confiança e credibilidade dos relacionamentos desenvolvidos com clientes internos e externos, em atendimento e cumprimento de metas, qualidade e prazos estabelecidos;

Atualmente lidera a indústria automotiva, com responsabilidade por estruturar e entregar iniciativas de tecnologia e de transformação de negócios para clientes do setor;

Reconhecidas realizações ao ser parte viabilizadora do processo para implantar projetos inovadores e pioneiros na GM e responsável por estruturar e consolidar área remota que foi precursora em tecnologia;

Experiência Internacional ao atuar remotamente em projetos com equipes mistas, realizando o roll-out de sistemas ou processos globais no Brasil e desenvolvimento offshore para os EUA

Liderança e gestão de pessoas ao gerenciar equipe de até 100 colaboradores multidisciplinares, das áreas de tecnologia, consultoria, digital, operação e estratégia, que eram acionados de acordo com a necessidade de cada projeto promovendo times de alta performance.

8h50 Palestra

Para onde caminha o negócio automotivo

Novos vetores além do lucro passam a guiar os negócios e ser determinantes para o sucesso: inovação e sustentabilidade
9h00 Palestra

Os avanços no crédito para veículos

Rodnei Bernardino de Souza

Diretor, Itaú Credito Veículos

9h50 Painel

Novo consumidor e sociedade digital: modo de usar



Os cidadãos que a indústria de mobilidade costumava atender são fruto de uma nova sociedade e impõe novas demandas e anseios às empresas. Como detectar e atender estas necessidades.

Nina Dragone

Diretora, Facebook

10h10 Painel

Afinal, o veículo elétrico é viável para os negócios e o meio ambiente?

Em 2018 o Brasil enfim deu os primeiros passos consistentes para estabelecer um mercado e um ecossistema de carros elétricos. Quais são os resultados desde então? Estes modelos serão economicamente viáveis para fabricantes e usuários? O impacto ambiental será menor? Quem cuidará do descarte das baterias? Temos lítio o bastante para um mundo eletrificado?

Fernando Castelão

Diretor geral da Divisão de Lítio, Grupo Moura

Márcio Kauffmann

Sócio-Diretor, EY

Renato Povia Silva

Gerente de inovação, CPFL Energia

10h40 Network

Business Experience

11h05 Network

Coffee Break

11h40 Painel

Carro: o novo gadget favorito ou apenas uma commodity?

Caminhamos para um mundo em que o automóvel terá o protagonismo do smartphone na vida das pessoas ou é justamente o contrário, com o carro perdendo relevância? Onde estão as oportunidades da era digital?

Regis Nieto

Sócio e diretor, BCG

Regis Nieto é membro essencial das práticas de Marketing, Vendas & Pricing, Bens Industriais e Bens de Consumo no Boston Consulting Group. Ele colidera a atuação da empresa em Indústria Automotiva & Mobilidade no Brasil, além de estar à frente no tema de Pricing localmente, tanto para B2B quanto para B2C.

Desde que entrou para o BCG, em 2007, Regis trabalha com projetos em uma ampla gama de setores, incluindo automotivo, bens de consumo, energia, metais e mineração e viagens. Seu foco é colaborar com clientes em questões de estratégia, marketing e vendas.

Regis é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas e possui MBA pela Northwestern University Kellogg School of Management.

João Ciaco

Marketing, Business Strategy Consultant

12h10 Painel

Por que empresas automotivas precisam, antes de tudo, melhorar a sociedade

A sustentabilidade deixou de ser conversa de ecochatos. Melhorar a sociedade ao mesmo tempo em que constrói lucro ao mesmo tempo é a missão de toda empresa. Entenda como companhias automotivas e de mobilidade estão assumindo o protagonismo neste cenário.

Viviane Mansi

Diretora de comunicação e presidente, Fundação Toyota

Rosane Santos

Gerente sênior de sustentabilidade, Nissan América Latina e Presidente, Instituto Nissan

12h50 Pausa

Almoço

13h40 Painel

Especial AB

Liderança do Setor Automotivo: as pessoas como protagonistas da transformação

14h20 Painel

Better late than never: reinventando o tradicional para entregar o novo

Descubra como algumas organizações estão repensando antigas dinâmicas para estabelecer um novo olhar e entregar mais resultados no mundo digital.

Fábio Rabelo

Head de Digitalização e Novos Modelos de Negócios, Volkswagen

Head de digitalização e novos modelos de negócios da Volkswagen América do Sul, Fabio Rabelo atua na Volkswagen desde 2012. Foi responsável pela área de marketing digital e CRM até outubro de 2016, quando assumiu a atual posição. Formado em economia pela PUC SP, com MBA em marketing pela ESPM e uma especialização em gestão executiva pela Fundação Dom Cabral, atuou mais de 18 anos no mundo de projetos digitais e inovação. Trabalhou por 11 anos no Grupo Publicis. Sua última posição foi diretor de contas e novos negócios digitais. Lá atuou em grandes projetos para empresas como Banco Bradesco, Nestlé, Sabesp, Sanofi, LÓreal, entre outros.

Maurício Mazza

CIO, Mercedes-Benz

Maurício Mazza é diretor de tecnologia da informação da Mercedes-Benz do Brasil, com foco na divisão de veículos comerciais (caminhões, ônibus e comerciais leves), e responsabilidade pelas equipes das plantas de São Bernardo do Campo e Campinas (SP) e de Juiz de Fora (MG). Entre suas principais metas de atuação está a condução da empresa na jornada de transformação digital com a manutenção da estabilidade dos sistemas e serviços de TI, além do desenvolvimento constante rumo à inovação, à Indústria 4.0 e ao intraempreendedorismo. Mauricio Mazza ingressou no grupo Daimler como estagiário, em 1999, enquanto cursava engenharia mecatrônica na USP. Teve a primeira experiência da carreira na área de projetos trabalhando em estratégias de chassi de ônibus na Mercedes-Benz. Quando se formou, Mazza atuou por 17 anos como consultor de tecnologia pela Accenture do Brasil, com foco em implantação de projetos de aplicação em logística e manufatura em diversos setores (químicos, siderurgia, agronegócio, equipamentos industriais e também no automotivo). Em 2017, após forte especialização no atendimento à indústria automobilística, incluindo a Mercedes-Benz, o executivo recebeu o convite para voltar à companhia na sua posição atual.

14h40 Palestra

Índice de transformação digital do setor automotivo

Em que patamar a indústria está na transformação digital? Como a sua empresa pode se comparar às concorrentes? Conheça as respostas na 2ª edição do Índice de Transformação Digital do Setor Automotivo.

Eduardo Peixoto

Cheif Design Officer, CESAR

Eduardo Campello Peixoto, chefe de negócios do Cesar, tem mais de 30 anos de experiência em projetos de TI, comunicação e inokvação. Desempenhou funções técnicas e gerenciais para diversas organizações, como Philips (Holanda), Ascom (Suiça) e Cesar (Brasil). Peixoto é fundador do capítulo do PMI em Recife, coordenador do PoETAS.IT e consultor de inovação em várias organizações e empresas como Anprotec, Elcoma, Fiat, Iron House, Saraiva, SSB, Unilever. Peixoto pçossui M.SC. com distinção pela Technical University of Eindhoven-Holanda, e treinamentos executivos na Kellog School of Management, Evanston-EUA e Columbia Business Schoo, NY – EUA.

14h55 Palestra

AI Economy

Gil Giardelli

Co-Fundador, 5Era

Gil Giardelli é um estudioso de inovação e economia digital, com 20 anos de experiência. É professor global de MBA, escritor, colunista na BandNewsFM, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, inovação radical, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro. Hoje colabora com os MBAs do Insper, Unicamp, Fundação Dom Cabral, PUC/RS e nos últimos anos lecionou na ESPM, FIA e USP e como professor convidado em Stanford University, Imperial College London e MIT. Membro do WFSF (Federação Mundial de Estudos do Futuro) em Paris (um parceiro consultivo da UNESCO e da ONU) e também da World Future Society em Chicago.

15h05 Painel

Inteligência Artificial como novo vetor do mundo automotivo

Os carros e a relação deles com as pessoas se baseia, cada vez mais, em inteligência artificial. Como esta tendência vai evoluir nos próximos anos? O Brasil tem potencial para contribuir com novas soluções hoje?

Besaliel Botelho

Presidente, Bosch América Latina

Besaliel S. Botelho é graduado em engenharia eletrônica e telecomunicações pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, e possui MBA em administração internacional de negócios pela Universidade Estadual de São Paulo. Ingressou no Grupo Bosch no Brasil em 1985 e, desde então, atuou em diferentes áreas de engenharia e desenvolvimento de produto e vendas técnicas, sendo responsável por projetos locais e internacionais, entre outros o desenvolvimento da tecnologia flex fuel. Em 1997, Botelho assumiu a direção da divisão de negócios Gasoline Systems. Em 2006 assumiu a vice-presidência executiva da Robert Bosch América Latina e, desde outubro de 2011, é o CEO da Robert Bosch América Latina. Botelho foi presidente da SAE Brasil (Associação de Engenharia da Mobilidade) de 2009 a 2010,  é membro do MEI (Movimento Empresarial para Inovação) e da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e vice-presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Hélio Oyama

Diretor de Product Management, Qualcomm

15h25 Painel

O carro é o novo cigarro?

O colapso climático e o trânsito das metrópoles confere papel de vilão ao automóvel. Como inovar para manter a relevância do carro em um novo contexto?

Guilherme Ortenblad

Arquiteto, urbanista e fundador, Zoom Arquitetura e diretor, Instituto A Cidade Precisa de Você

Em 2010 fundou a Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, empresa referência em Placemaking e soluções para cidades, vencedora de prêmios e concursos públicos em projetos urbanos, e responsável pela implementação e disseminação dos parklets no Brasil. Integra o Instituto a Cidade Precisa de Você, uma associação interdisciplinar que investiga o direito a cidade e processos participativos na construção do espaço público. É graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie e TU/Eindhoven (Technische Universitait Eindoven, Holanda). Com anos de experiência atuando para criar cidades inteligentes, sustentáveis, e mais humanas, participou de projetos e debates sobre o protagonismo e o impacto dos automóveis no nosso habitat e modo de vida.

Luciano Driemeier

Gerente de Estratégia de Produto, Ford

Engenheiro mecânico pela Unicamp, onde fez também mestrado em engenharia mecânica, Luciano Driemeier trabalha na Ford desde 2006. Atualmente é gerente de mobilidade e novos negócios. Anteriormente foi gerente de projetos da América do Sul, liderando o desenvolvimento de projetos relevantes para a região como Focus e Ka, bem como participando do desenvolvimento global do novo Mustang. Foi também gerente de projetos de B-Car da Ásia-Pacífico (projeto do Figo para a Índia, integrando os centros dedesenvolvimento da América do Sul e da Ásia-Pacífico) e gerente de estratégia de produtos da América do Sul, desenvolvendo estratégias de produto para as diferentes linhas de veículos.

Mateus Silveira

Head de Future Insights, FCA

Mateus Silveira é designer, entusiasta de processos centrados no ser humano, colaboração radical, métodos criativos e aprendizagem prática. Evolui na carreira com foco em inovação e cocriação, em diversas posições e projetos. A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) é o principal laboratório onde tem “testado” suas competências, em diversas posições e projetos. Atualmente, é gerente da área de Conectividade & Inovação na Diretoria de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva.

15h45 Network

Coffee Break

16h35 Painel

Economia circular: como fechar o ciclo da reciclagem de veículos?

17h00 Palestra

Como é a experiência de vendas de elétricos com o Leaf

O desenvolvimento de carro autônomo no Vale do Silício. As estratégias para crescer no Brasil.

Marco Silva

Presidente, Nissan do Brasil

Giovanna Riato

Automotive Business

Colaboradora de Automotive Business, é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Economia pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP. Especializada em negócios, inovação e indústria automotiva, já colaborou com a publicação inglesa AMS – Automotive Manufacturing Solutions e escreve sobre inovação corporativa para o Projeto Draft. É uma das idealizadoras e responsáveis pelo projeto Presença Feminina na Indústria Automotiva.

Pablo Di Si

Presidente e CEO, Volkswagen América Latina

Pablo Di Si assumiu a posição de presidente e CEO da Volkswagen América Latina em outubro de 2017. Antes desta nomeação, ele ocupava o cargo de presidente e CEO da Volkswagen Argentina. Em 2018, completou o programa Managing Efficient Boards na Harvard University. Em 2017, concluiu o CEO Global Program na Wharton, IESE and CEIBS Business School e foi eleito presidente da AHK Argentina (Câmara de Indústria e Comércio Argentina –Alemanha).

Graduado pela Harvard Business School (AMP 2011), tem MBA de International Management pela Thunderbird, School of Management (2002). Formou-se em contabilidade pela Northwestern University (1996). Pablo Di Si é também bacharel em administração, com especialização em finanças, pela Loyola University of Chicago (1994).

Di Si tem 49 anos e iniciou sua carreira no Grupo Volkswagen em 2014. Anteriormente, ocupou posições-chave nas áreas de finanças e desenvolvimento de negócios na FCA – Grupo Fiat Chrysler – nos Estados Unidos e no Brasil, onde viveu por 11 anos (nas cidades de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte).

Atualmente, Pablo Di Si tem liderado um processo de transformação na Nova Volkswagen, que prevê a maior ofensiva de produtos na história da empresa na América Latina, com o lançamento de 20 modelos até 2020, investindo R$ 7 bilhões no Brasil e US$ 800 milhões na Argentina. Com essa estratégia, a empresa tem como meta ficar muito mais próxima de seus clientes e parceiros comerciais na Região América Latina.

Antonio Filosa

Presidente, FCA América Latina