Speakers

Palestrantes

Aksel Krieger

Presidente, BMW

Aksel Krieger assumiu a presidência da operação brasileira em fevereiro de 2019. Brasileiro com nacionalidade dinamarquesa, o executivo era o CEO da financeira Brilliance-BEA Auto Finance Co., em Xangai desde 2015. Krieger iniciou sua carreira no BMW Group em 2000, como analista da BMW Serviços Financeiros, e chegou à função de CFO para o braço financeiro do BMW Group no país - mesma função desempenhada por três anos na operação sul-africana.
Krieger, que possui experiência executiva trabalhando também na Alemanha e China, é formado em administração de empresas pela Mauá Business School, com pós-graduação em finanças pelo Insper e MBA pela Fundação Dom Cabral.

Alexandre Xavier

Superintendente, IQA

Andre Stein

Presidente da Eve e head de estratégia da EmbraerX

Com mais de 20 anos de experiência no setor da aviação, André Stein morou em todos os continentes do mundo, com exceção da Antártida. Ocupou diversas posições de liderança na Embraer, passando por estratégia, desenvolvimento de produto, inteligência de mercado e vendas. Formado em engenharia mecânica pela Unicamp e em Marketing pela Kellog School of Management, Stein é viajante ávido e apaixonado por mobilidade.

Antonio Filosa

Presidente, FCA – Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina

Nascido na região de Nápoles, Itália, Antonio Filosa tem 47 anos, é graduado em Engenharia pelo Instituto Politécnico de Milão, com formação em Gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Ingressou no Grupo Fiat, atual FCA, em 1999, e desde então acumula extensa experiência internacional, com atuação nas áreas de manufatura, compras e supply chain, novos produtos, marketing e gestão de projetos. Já ocupou cargos na Espanha, Estados Unidos, Itália e Argentina.
Chegou ao Brasil em 2005 e exerceu diversas funções de liderança na região. Foi diretor de compras para a América Latina, diretor-geral da FCA Argentina e hoje integra o Group Executive Council (GEC), a máxima instância executiva do grupo. Filosa comanda o maior ciclo de investimentos da empresa no Brasil, de R$16 bilhões para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias até 2025.

Antonio Roberto Cortes

CEO, Volkswagen Caminhões e Ônibus

Roberto Cortes é formado em economia pela Universidade Mackenzie, com especialização pelo Instituto de Tecnologia Mauá e pela Fundação Dom Cabral/INSEAD Business Schools. Antonio Roberto Cortes tem uma longa história no segmento automotivo. Passando por departamentos financeiros em empresas multinacionais e bancos, iniciou sua carreira no segmento automotivo há 40 anos. Nos últimos 20 anos, vem ocupando o cargo de presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, com responsabilidade mundial pela marca de mesmo nome e também pelos veículos comerciais MAN em toda a América Latina. O executivo é membro do management board dos grupos MAN e Volkswagen Truck&Bus, agora chamado de Traton, ambos sediados na Alemanha. Cortes foi reconhecido como personalidade do ano Brasil-Alemanha, e ainda personalidade do ano da indústria automotiva por eleição direta em quatro diferentes ocasiões: duas pela editora Autodata e as demais pelos leitores de Automotive Business. São as premiações mais tradicionais do segmento no Brasil.

Besaliel S. Botelho

CEO, Bosch América Latina

Besaliel S. Botelho é graduado em engenharia eletrônica e telecomunicações pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, e possui MBA em administração internacional de negócios pela Universidade Estadual de São Paulo. Botelho ingressou no Grupo Bosch no Brasil em 1985 e desde então atuou em diferentes áreas de engenharia e desenvolvimento de produto e vendas técnicas, sendo responsável por projetos locais e internacionais. Entre outros foi responsável pelo desenvolvimento da tecnologia flex fuel. Em 1997, Botelho assumiu a direção da divisão de negócios Gasoline Systems. Em 2006 assumiu a vice-presidência executiva da Robert Bosch América Latina e, desde outubro de 2011, é o CEO da Robert Bosch América Latina. Botelho foi presidente da SAE (Associação de Engenharia da Mobilidade) de 2009 a 2010, é membro da MEI (movimento empresarial para Inovação, da CNI - Confereração Nacional da Indústria) e é vice-presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Bruno Neri

Diretor-executivo, IQA

Bruno Rondani

Founder and CEO, 100 Open Startups

Bruno Rondani é fundador e CEO da 100 Open Startups, chefe do Wenovate - Centro de Inovação Aberta, Presidente da Open Innovation Week, palestrante da Fundação Instituto de Administração e pesquisador associado da Fundação Getúlio Vargas. Ele recebeu seu doutorado na área de estratégia empresarial em 2012 pela Fundação Getúlio Vargas, seu mestrado científico em Eletrônica de Potência em 2005 e diploma de Engenharia Elétrica em 2003 ambos pela Universidade de Campinas. Atuou como membro do conselho científico da EMS, uma empresa farmacêutica líder no Brasil, no Conselho de Direção Técnica Global do Grupo Thales, no Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação da Indústria de São Paulo e representou o Brasil no Simpósio OCDE sobre Global Redes abertas de inovação em Paris. Durante sua carreira, ocupou cargos executivos sênior em programas aeroespaciais e de defesa no Brasil liderados pelo Grupo Thales e pela Saab Technologies. Bruno também iniciou e investiu em 20 startups de tecnologia, com uma pontuação de três saídas de aquisições corporativas e um IPO. Bruno é Eisenhower Fellow e chefe da Inova Venture Partners. Como parte de sua formação acadêmica, ele participou de programas de intercâmbio na University of Virginia, University of California - Berkeley, Babson College e University of Pittsburgh nos Estados Unidos e ESADE na Espanha. Ele também colaborou no desenvolvimento de programas acadêmicos com o Royal Institute of Technology, Linköping University e Chalmers Technical University na Suécia.

Carlos Delich

Presidente, ZF América do Sul

Carlos Delich atua desde 1990 no setor automotivo e tem longa carreira internacional de quase duas décadas no Grupo ZF, ocupando diversas posições de liderança em seis países. O executivo argentino foi nomeado presidente da ZF América do Sul em fevereiro de 2019, após passar quatro anos no comando da Unidade de Negócios de Sistemas de Chassis da companhia, sediada na Alemanha e com centros tecnológicos nos EUA e na China, integrando 21 unidades de produção que entregam sistemas a clientes como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Jaguar Land Rover, Ford e GM. Delich ingressou o Grupo ZF em 2001 na então unidade industrial da Sachs, na Argentina. De 2007 a 2015 atuou na América do Norte como gerente geral da Divisão de Suspensão da empresa em Guadalajara, no México, e em Detroit, EUA. É graduado em Engenharia e pós-graduado em Gestão da Engenharia pela Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, também obteve MBA em pelo Instituto Universitário Aeronáutico da Argentina.

Christopher Podgorski

Presidente, Scania

Christopher, formado em administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado, iniciou sua trajetória em uma multinacional de máquinas e equipamentos pesados para construção e mineração, momento em que direcionou sua carreira para os campos comercial e de marketing. Ingressou na Scania em 1998 e coordenou por dois anos a área de venda de caminhões e ônibus para os mercados da América Latina.
No início dos anos 2000, assumiu a Diretoria Geral da Scania no México. Sua experiência de mercado e conhecimento da marca o trouxeram de volta ao Brasil para ocupar a posição de diretor geral da Scania no País. Em sua gestão, liderou a implementação do programa de padronização de operações da rede de concessionárias, que permitiu atingir um alto padrão de qualidade de atendimento e excelência na prestação de serviços nas mais de 100 Casas Scania, em todo o Brasil.
Em 2010, assumiu a vice-presidência de vendas e marketing para a América Latina, criando os alicerces para os volumes recordes de vendas registrados em 2013. Cerca de três anos depois, transferido para Suécia, assumiu a vice-presidência sênior global para vendas e marketing de caminhões. Na sua passagem pela matriz, Christopher foi responsável pela introdução da nova geração de caminhões no mercado europeu, que estabeleceu um novo patamar para proposta de valor oferecida aos clientes do ecossistema de transporte e logística. Em 2017, retornou ao Brasil para assumir a presidência da Scania Latin America e lançar na América Latina os caminhões da nova geração com o mesmo sucesso conquistado na Europa.

Cíntia Pelegrina

Gerente de Atendimento ao consumidor, Ford

Cíntia Pelegrina trabalha na Ford desde 2000. Com graduação em Economia e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getulio Vargas, atuou como gerente regional pela Ford Credit e Ford Motor, sendo a primeira gerente do sexo feminino neste cargo. Atualmente é gerente de Atendimento ao Consumidor para América do Sul, focada em relacionamento e desenvolvimento de pessoas.

Cláudio Moyses

Diretor-executivo, IQA

Dan Ioschpe

Presidente, Sindipeças

Dan Ioschpe é presidente do conselho de administração do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças). É, desde 2014, presidente do conselho de administração da Iochpe-Maxion, tendo sido anteriormente, de 1998 a 2014, presidente da empresa. Também preside o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). É ainda membro do conselho de administração das empresas WEG, Cosan, BRF, Marcopolo e Embraer.
Nasceu em Porto Alegre (RS), em 1965. Graduou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursou pós-graduação em marketing na ESPM de São Paulo e o MBA na Tuck School, Dartmouth College, nos Estados Unidos.

Evandro Gama

Prof. Dr.

Engenheiro de produção mecânica, P&D head e advisor para a Cadware – Technology, KA solution e centro de pesquisas do instituto Mauá de tecnologia (CP-IMT). Promove educação r assessoria em soluções CAD CLOUD-BASED, projeto de produto e fábrica, PLM, manufatura digital, simulação, MES/MOM, IIoT, ERP e gestão industrial 4.0. Especialista em arquitetira de sistemas PLM (Teamcenter, Enovia, Windchill, SAP PLM, Oracle PLM, Fusicon Lifecycle, ARAS, Procad e outros). Mestre em engenharia de produção, planejamento e controle de sistemas produtivos pela UFSCAR. Doutor em engenharia mecânica, na linha de pesquisa planejamento, simulação e gerenciamento de sistemas de manufatura pela EESC/USP. Coordenador e professor da pós-graduação indústria digital para o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Flávio Mateus

Plant General Manager, Schaeffler (EUA)

Daniel Nino

Vice-Presidente de Vendas e Marketing, AutoAvaliar

Vice-presidente de vendas e marketing da Auto Avaliar, e seu cofundador, tem experiência de mais de 15 anos em comércio eletrônico, negócios e marketing digitais. É formado em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em planejamento de negócios, relações humanas e gestão de performance. Também é sócio da MegaDealer.

Gil Giardelli

Professor, estudioso da era digital e cofundador da 5Era

Gil Giardelli é um estudioso de inovação e economia digital, com 22 anos de experiência. É professor global de MBA, escritor, colunista na BandNewsFM, difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, inovação radical, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro. Hoje colabora com os MBAs do Insper, Unicamp, Fundação Dom Cabral, PUC/RS. Nos últimos anos lecionou na ESPM, FIA e USP e foi professor convidado na Stanford University,Imperial College London e MIT. Gil é membro do WFSF (Federação Mundial de Estudos do Futuro) em Paris - um parceiro consultivo da Unesco e da ONU - e também da World Future Society em Chicago.

J. R. Caporal

Presidente da Auto Avaliar e CEO da MegaDealer Network Development

J. R. Caporal tem uma grande experiência e tradição no segmento automotivo. Sua família está neste mercado desde 1941, quando seu pai começou a trabalhar na indústria. Ele foi concessionário Honda de Motocicletas até 1993. Ele tem trabalhado diretamente sobre as vendas, peças, serviços, departamentos de administração, também em consultoria, treinamento e planejamento estratégico nas concessionárias. Durante 12 anos trabalhou em logística e transporte das OEMs para as concessionárias. Ele também tem uma grande experiência na formação, treinamento e gerenciamento de equipes dos Departamentos de Vendas, F & I, Peças e Serviços. Hoje Caporal se dedica no aperfeiçoamento e desenvolvimento de processos que se concentram em uma fidelidade e satisfação maior dos clientes, por meio de estratégias de vendas e de marketing. Ele faz treinamentos, seminários e workshops para centenas de pessoas em todo mundo todos os anos. Caporal estudou na EAESP - Fundação Getúlio Vargas, fez MBA pela Universidade de São Paulo e também realizou muitos cursos de especialização em planejamento de negócios, relações humanas e gestão de desempenho. Ele é o autor do livro "Como Conquistar 100% de Fechamentos". Atualmente Caporal é o CEO da MegaDealer e Presidente da Auto Avaliar. É também parceiro estratégico da World Shopper. Ele mora nos EUA em Miami, Florida, onde pesquisa todas as novas tendências da distribuição de veículos.

Karl Deppen

Presidente, Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina

Karl Deppen assumiu em julho de 2020 a presidência da Mercedes-Benz do Brasil, de onde também dirige as operações de caminhões e ônibus da companhia na América Latina. Aos 54 anos, o executivo alemão trabalha para o Grupo Daimler há mais de 25 anos. Sua formação acadêmica em negócios e economia tem sido a base para sua carreira internacional na empresa. Já ocupou posições de alta gerência em operações de compras e cadeia de suprimentos, gestão de produtos, RH, finanças e controlling. Também atuou em diversos países representando o grupo, incluindo EUA, Turquia e Japão. De 2011 a 2014, Karl Deppen foi responsável pela capacitação de talentos de lideranças em todo o mundo na Daimler, antes de assumir o cargo de CFO da corporação na China. Em seguida, antes de vir para o Brasil, desde 2017 foi vice-presidente de controle de custos na Mercedes-Benz AG.

Jay Iyengar

Diretora global de tecnologia, CNH Industrial

Jayanthi (Jay) Iyengar assumiu o cargo de diretora global de tecnologia da CNH Industrial em novembro de 2019. Possui mais de 30 anos de experiência em tecnologia nos campos automotivo, aeroespacial e hídrica avançada, com passagens por Fiat Chrysler Automobiles, Eaton Aerospace e Xylem Inc. Formada em Engenharia Mecânica pela Mysore University, Karnataka, Índia, Jay Iyengar tem mestrado MTech em Engenharia Mecânica pelo Indian Institute of Technology, Mumbai, Índia, e também em Ciência em Engenharia Mecânica pela Wayne State University, Michigan, EUA. Ela fez parte do conselho de administração da Sociedade de Tecnologia Veicular do Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE) e integra o conselho da Engineering Tomorrow, entidade sem fins lucrativos com foco na promoção do sistema de ensino CTEM para estudantes de ensino médio em situação de vulnerabilidade.

Letícia Costa

Sócia, Prada Assessoria

Anteriormente foi vice-presidente da Booz & Company do Brasil Consultores onde, atuando por mais de 20 anos, adquiriu experiência significativa na indústria automobilística na Europa e América Latina. Realizou vários trabalhos de múltiplas naturezas junto ao setor. Antes de ingressar na Booz & Company foi analista de sistemas nas Indústrias Villares. Letícia é bacharel em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e recebeu seu MBA pela Cornell University.

Lindalia Junqueira

CEO Ions Innovation e Hacking.Rio

CEO Ions Innovation e Hacking.Rio, a maior maratona de hackers da América Latina, Lindália Junqueira é Co-Champion do MIT REAP, Programa de Aceleração do Empreendedorismo Regional, e embaixadora Global Women in Tech. Primeira brasileira selecionada pela NASA para a Singularity University EP10. Coordenadora e professora de Empreendedorismo, Inovação e Cidades Inteligentes da FGV. Membro de Conselhos do CT SMART (Centro de Tecnologias de Cidades Inteligentes), Rio2C, Junior Achievment e MIT Technology Review. Engenheira de Produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Bacharel em Música pela Universidade Estácio, MBE Master Business Executive em Responsabilidade Social Empresarial e Gestão do 3º Setor pela UFRJ Economia. Especializada em Inovação pela COPPE.

Luís Afonso Pasquotto

Vice-presidente, Cummins Inc.

Luiz Carlos Moraes

Presidente, Anfavea

Luiz Carlos Moraes é economista e atua como vice-presidente da Anfavea desde 2012. Ingressou no setor automotivo em 1978 e iniciou sua carreira na Mercedes-Benz do Brasil na área de contabilidade, passando por diversas setores da empresa, como relações governamentais e comunicação corporativa. É graduado pela Fundação Santo André e possui pós-graduação na FGV, MBA no IBMEC e pós-graduação no INSEAD/França. Com anos de experiência trabalhando no setor automotivo, Luiz Carlos participou de fatos relevantes para o segmento como discussões de regimes automotivos, reuniões com esferas governamentais relativas às normas de emissões, segurança e comércio exterior. O executivo é presidente da Anfavea e do Sinfavea para a gestão 2019 – 2022.

Marcos Calliari

CEO, Ipsos

Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, é formado em economia pela USP e tem MBA pela Insead (França). Já trabalhou como executivo na Souza Cruz, AmBev e EF/ Englishtown, quando atuou em Milão, Boston e Xangai, e teve uma experiência como sócio de agência de comunicação, especializada no mercado jovem. Mais recentemente, foi CEO da Kantar Worldpanel Brasil, antes de retornar à Ipsos, por onde já tinha passagem como diretor geral de marketing. Calliari é autor de dois livros sobre os jovens no país, incluindo “Geração Y – decifrando a geração que está mudando o País”.

Maria Carpintieri

Gerente de customer experience, Ford

Maria Carpintieri trabalha desde 1995 na Ford Motor Company. Autou nas áreas de finanças, compras, vendas, marketins e planejamento estratégico, e atualmente é gerente da área de Customer Experience para América do Sul. É formada em contabilidade na Univeridade de Buenos Aires e com MBA pela UCLA Anderson School of Management.

Mirella Lisboa

Gerente de inovação aberta e ecossistemas digitais, Basf

Engenharia Química formada pela UFBA, liderou a criação e desenvolvimento do onono – Centro de Experiências Científicas e Digitais da Basf, onde hoje atua como Gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais. Responsável por projetos de inovação nos negócios da Basf, direcionando a agenda digital, estratégia e visão para gerar novos modelos de negócios conectados às metodologias ágeis. Reconhecida pelo Instituto Anga e pela Harvard Business Review como um dos 5 destaques do Prêmio Valuable Young Leader da edição de 2019.

Nina Dragone

Head de Auto & Real Estate, Facebook

Desde 2019 é Head das indústrias de Auto & Real Estate do Facebook, onde vem liderando a transformação digital no ecossistema automotivo e imobiliário. Trabalhou durante 11 anos no BMW Group, tendo passado por posições de liderança na divisão de negócios da empresa. Foi Diretora de Marketing e Produto BMW para América Latina; exerceu o cargo de Head da operação da marca MINI no Brasil; trabalhou também em posições de vendas e marketing na divisão de Serviços Financeiros do grupo na América Latina e Europa. Iniciou sua carreira no Grupo Volvo, gerenciando a comunicação na divisão de Construction Equipment da marca sueca. Nina é formada em Comunicação Social pela UNESP, com intercâmbio na Ludwig Maximilian Universität em Munique, Alemanha. Pós graduada pela USP em Gestão de Vendas & Marketing, com MBA Executivo Internacional pela FIA USP em parceria com EMS Lyon, Kings College e Universidade de Shanghai.

Norberto Fabris

Presidente, Anfir

Norberto Fabris é engenheiro mecânico e em toda a sua carreira trabalhou nas Empresas Randon, onde ocupou diversos cargos até chegar ao posto de CEO. O executivo se aposentou pela companhia. É o atual presidente da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, para o triênio 2019-2021.

Pablo Di Si

Presidente e CEO, Volkswagen Brasil e América do Sul

Antes de ser nomeado presidente e CEO da Volkswagen Brasil e América do Sul, Pablo Di Si era presidente e CEO da Volkswagen Argentina. Em 2018, completou o programa Managing Efficient Boards na Harvard University. Em 2017, concluiu o CEO Global Program na Wharton, IESE and CEIBS Business School e foi eleito presidente da AHK Argentina (Câmara de Indústria e Comércio Argentina – Alemanha).
Graduado pela Harvard Business School (AMP 2011), tem MBA de International Management pela Thunderbird, School of Management (2002). Formou-se em contabilidade pela Northwestern University (1996) e é também bacharel em administração, com especialização em finanças, pela Loyola University of Chicago (1994). Di Si tem 51 anos e iniciou carreira no Grupo Volkswagen em 2014. Anteriormente, ocupou posições-chave nas áreas de finanças e desenvolvimento de negócios na FCA – Grupo Fiat Chrysler.

Patrice Lucas

Presidente Brasil e América Latina, Grupo PSA

Patrice Lucas é o atual Presidente Brasil e América Latina do Groupe PSA, além de ser membro do seu Comitê Executivo. Nascido na França, é formado em Engenharia pela UTC (Université de Technologie de Compiègne) e possui mestrado em Gestão de Qualidade pela ENSAM (École Nationale Supérieure d'Arts et Métiers). Ingressou na Valeo em 1991, tendo desempenhado diversas funções nas áreas de Qualidade, Engenharia e Produção, alcançando o cargo de Diretor-Geral, atuando no México. Ingressou no Groupe PSA em 2006 como Diretor de Equipamento Interior e tornou-se Diretor de Programas de Veículos Utilitários Leves em 2010. Desde junho de 2014, atuava como Vice-Presidente Executivo de Programas e Estratégia do Groupe PSA em sua matriz, em Paris, até assumir a sua função atual, em fevereiro de 2018.

Paulo Miguel Junior

Presidente, Abla

Atual presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) e diretor da Confederação Nacional do Transporte (CNT), é formado em Direito e especialista em implantação de negócios, negociações coletivas, responsabilidade civil na área jurídica e também na área de seguros. Paralelamente às atividades de empresário e de dirigente setorial do segmento de aluguel de veículos, integra também conselhos públicos de interesse da sociedade brasileira.

Pietro Labriola

CEO, Tim

Raul Pereira

Gerente de Qualidade e Meio Ambiente, Elring Klinger

Shailen P. Bhatt

President and CEO of the Intelligent Transportation Society of America (ITS America)

Patrocinadores

Realização


Patrocínio master exclusive


Patrocínio master

                                                      
                                           

Patrocínio Masterclasses

Patrocínio

                                                      
                                                      
                     

Apoio

                                           

Parceiros

                                           

Apoio Institucional

                                                      
                                                      
                                                      
                                

Assessoria de imprensa