
Balança comercial | 1º bimestre
Fonte: Sindipeças
A indústria automotiva brasileira precisará de muita criatividade em 2015, anunciado como ano de retração com um governo mais austero, com muitos cortes de orçamento e aumento de impostos. Digo que momentos assim, de crise, são oportunidades de crescimento porque somos obrigados a ter criatividade para resolver os problemas. Crise traz evolução porque requer mais esforço e criatividade.
Certamente, as empresas do setor estão com as barbas de molho. Já se falava que 2014 seria difícil porque teríamos o Carnaval tardio março, a Copa do Mundo e as eleições. O certo é que neste ano as empresas terão de fazer mais. Não haverá oportunidade de parar e ver o tempo passar. Precisarão ter muita coragem, esforço e criatividade para sobreviver. No meu ver, este será o grande desafio do setor automotivo.
Acredito que neste ano as empresas poderiam incluir em seus planejamentos estratégicos ações de preparação para o futuro. Por exemplo, todo mundo corta custo com mão de obra em tempos de crise, quando o estratégico seria investir em treinamento de pessoal. É necessário enxergar, planejar e se preparar para enfrentar o que está por vir nos próximos anos.
Preservar a qualidade é uma das condições básicas para fazer mais com menos. Há medidas que não podem simplesmente ser cortadas se a intenção é competir também lá fora. Um produto ou serviço sem qualidade não sobrevive, especialmente no País onde o Custo Brasil pesa muito no bolso. A qualidade é aliada e fundamental na luta contra as adversidades.
Por isso é extremamente importante o campo de atuação do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva (que celebrará 20 anos de atividades em 2015) - como entidade envolvida na qualidade para fabricantes e prestadores de serviços automotivos em todo território brasileiro. Para nós será um ano de muito trabalho.
Entre as diversas ações previstas para o ano, o IQA realizará o 3º Fórum da Qualidade Automotiva, em setembro. O evento envolverá toda a cadeia automotiva para discutir os caminhos da qualidade tanto no Brasil, quanto no exterior. Além dos atores do setor, como fornecedores, montadoras, distribuidores, oficinas e concessionárias, o evento terá, de novo, a participação de consultorias, governo e do Inmetro.
Também já está funcionando o Laboratório Químico do IQA, inaugurado em setembro de 2014 nas dependências do Polo Tecnológico de Sorocaba. Com equipamentos de última geração, o empreendimento tem capacidade técnica para realizar ensaios com fluido de freios, Arla 32, aditivo de radiador e outros produtos químicos utilizados pela indústria automotiva.
Fonte: Sindipeças
Fonte: Banco Central
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit e Automotive Business
Fonte: Anfavea
Fonte: Fenabrave
Fonte: Sindipeças
23/04/2018 às 13:55
20/04/2018 às 18:11
19/04/2018 às 17:18
19/04/2018 às 15:21
18/04/2018 às 16:08
12/04/2018 às 17:21
10/04/2018 às 16:01
Fonte: Sindipeças
Fonte: Banco Central
Fonte: Anfir
Fonte: Fenabrave
Fonte: IHS Markit e Automotive Business
Fonte: Anfavea
Fonte: Fenabrave
Fonte: Sindipeças