Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Jaime Troiano |

Ver todas as opiniões
Jaime Troiano

23/10/2015

Se sua marca deixasse de existir amanhã, o que o mundo perderia?

Toda empresa deve se perguntar qual é o seu propósito

Essa é uma pergunta ao mesmo tempo provocativa e transformadora. Quando não há um propósito para que a marca ou a empresa exista, seu desaparecimento não causa senão um vazio no mercado onde atua. Um vazio que é rapidamente ocupado pelos competidores sem qualquer sentimento de luto junto a clientes e consumidores.

Propósito é algo diferente de missão e de visão. Aliás, fizemos uma rápida pesquisa nos websites de 30 empresas, coletando suas missões e valores. Em geral, são quase sempre as mesmas palavras, em ordens distintas, que foram usadas para formular missões e visões das organizações. Tenho a impressão de que se trocássemos os quadros pendurados nas paredes de uma empresa para outra de madrugrada, os colaboradores, ao chegarem, não perceberiam a mudança. Propósito, ao contrário, tem uniqueness.

Propósito é o conceito-chave que está provocando uma verdadeira revolução no modo como empresas e marcas são geridas. Em um nível pessoal, propósito é o que dá sentido para nossas vidas e nos move adiante. Propósito é aquilo que nos faz acordar mais motivados para ir trabalhar: não apenas porque estamos sendo bem pagos, mas porque sentimos sinceramente que fazemos a diferença no mundo.

Como disse um amigo meu: “Propósito acaba com a crise do Fantástico”. E ele me explicou. No domingo à noite, durante o Fantástico da TV Globo, que ficava sofrendo por antecipação com o retorno à empresa no dia seguinte e a longa semana pela frente. Quando, porém, em outra organização, ele entendeu que havia um propósito que o motivava e que dinamizava a organização, o domingo à noite passou a ter outro sabor.

Propósito é o significado maior que organiza todos os outros relacionados a uma marca corporativa. Propósito, em resumo, é a declaração de como a empresa pretende contribuir para a humanidade. O Propósito nasce da alma da organização. É a matéria-prima simbólica responsável pela sua fundação, o sonho original que inspira a sua existência.

Propósito também é bem diferente de posicionamento, como é praticado em marketing. Ao definirmos posicionamento, é natural que olhemos para fora, a fim de descobrir que espaço ocuparemos, como em geral fazem os segundos filhos quando começam a crescer e têm a referência do irmão que nasceu antes. Para identificar o propósito, temos que olhar para dentro da organização, da sua história, do que imaginaram seus fundadores. Mais ou menos, como fazem os primeiros filhos, que precisam olhar para a própria família e si mesmos para entender sua individualidade.



O que você acha? Sua empresa e a marca que a representa têm um propósito? Tente o check-list abaixo:
• Você conhece claramente quais os sentimentos e os valores que motivaram o início da sua organização?
• Você sabe qual o propósito da sua empresa? 10 executivos da organização responderiam a essa pergunta de forma consistente?
• A sua empresa traz para o mundo algo mais significativo do que produtos e serviços?
• A sua marca gera lucros de um modo consistente com seu propósito?
• O propósito da sua marca a distingue das demais, permitindo que ela obtenha maiores lucros?
Se as respostas forem afirmativas, o mundo perderia muito caso sua marca desaparecesse! Caso contrário...

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência