Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Joel Leite |

Ver todas as opiniões
Joel Leite

22/09/2016

Toyota é a marca que mais ganhou mercado em 2016

Jeep teve o maior crescimento em volume; das grandes, só a GM se salvou

A média de vendas na primeira quinzena de setembro é de menos de sete mil unidades/dia. O baixo volume dá uma dimensão da dificuldade que as montadoras estão enfrentando: é o pior desempenho do mercado interno desde janeiro de 2007.

A maioria das marcas teve queda de vendas e perdeu pontos importantes no mercado. Algumas empresas, ao contrário, apresentaram crescimento expressivo este ano, sendo a Toyota a que mais aumentou a participação nas vendas totais: a japonesa ampliou o volume de vendas em 1,2% entre janeiro e agosto deste ano na comparação com o mesmo intervalo de 2015. Ainda que tímido, o aumento garantiu nada menos do que 2,2 pontos percentuais de participação no mercado, passado de 7% para 9,2%.

A Hyundai, mesmo vendendo volume 5% inferior ao de janeiro a agosto do ano passado, também teve aumento expressivo de participação, crescendo de 8% para 9,9%. Isto é, a marca conquistou 1,9 ponto. Embora tenha vendido 44 mil carros a menos, a GM também elevou o market share, com aumento de 1,2 ponto.

Nissan, Renault, Honda, Peugeot, entre outras, tiveram aumento de participação menos expressivos, também com volume de venda menor. Já outras marcas perderam espaço no mercado brasileiro: Fiat (-2,9 pontos percentuais), Volkswagen (-2,9 pp) e Ford (-1,9 pp) foram as que mais entregaram market share.

Já em relação ao crescimento do volume de vendas, a Jeep foi a marca que mais avançou, com expansão de 110%: foram licenciados 35.621 carros da marca, contra 16.898 de janeiro a agosto do ano passado. As superluxuosas Jaguar (+77%) e Porsche (+36,4%) também tiveram aumentos expressivos.

Percentualmente, as chinesas JAC e Chery foram as que mais perderam. A primeira vendeu apenas 1.834 unidades este ano, contra 3.750 no já difícil 2015 (janeiro a agosto), uma queda de 51%. A Chery teve queda 60%, caindo de 3.813 para 1.529 unidades este ano.

QUEM MAIS GANHOU MERCADO
Janeiro a agosto de 2016



RANKING DE VENDAS
Janeiro a Agosto de 2016



____________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência