ANÁLISE

AUTOINFORME

Outubro consolida crescimento do mercado


Resultados do mês passado mostram que recuperação é consistente


Com 196.635 unidades, as vendas de carros novos tiveram pequeno crescimento de 1,6% em outubro em relação a setembro, quando foram vendidas 193.579 unidades, mas um expressivo aumento de 27% na comparação com outubro do ano passado (154.874). Por outro lado, houve retração nas vendas diárias (que são o melhor indicador de como anda o mercado): com 21 dias úteis, outubro registrou 9.352 carros por dia, contra 9.680 em setembro (queda de 3,5%), mês que teve apenas 20 dias de vendas.

Uma visão mais sistêmica, no entanto, revela um pequeno, mas sólido crescimento do mercado, uma vez que as vendas diárias se consolidaram na faixa das nove mil unidades a partir de junho. E mais: no acumulado do ano o crescimento é significativo: com 1.768.196 carros e comerciais leves vendidos até o fim de outubro, 2017 já registra aumento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Nada mal para um mercado que vinha cambaleando ininterruptamente desde 2012.

Análise, feita pelo presidente da JAC, Sérgio Habib, mostra que o crescimento das vendas se consolidou nos últimos sete meses, e, numa estimativa para um ano cheio, o Brasil já teria um mercado de 2,3 milhões de carros, ou seja, teria atingido o sonhado crescimento de dois dígitos.

A GM continua disparada na frente: vendeu 36.515 carros em outubro e ficou com 18,6% de participação. Fiat (25.700 mil e 13,1%) e Volkswagen (23.659 e 12%) vêm a seguir, mas distantes da líder. A Ford está em quarto lugar, com 20.340 carros vendidos, ganhando a briga com a Hyundai, que desta vez ficou em quinto, com 17.612 unidades e 9%.

Onix vende o dobro do segundo colocado
Cada vez mais o Onix se consolida na liderança, mas em outubro a distância sobre o segundo colocado se ampliou. O hatch da GM vendeu 18.322 unidades, mais da metade de todas as vendas da marca. O Ka foi o segundo colocado no mês com 9.690 unidades e o HB20 terceiro, com 8.880 unidades.

Dois carros passaram a integrar a lista dos dez mais vendidos: o Mobi, sétimo colocado com 5.407 unidades, e o HRV, décimo, com 4.488. O Kwid e Fox deixaram o pelotão de elite; Gol, Prisma, Corolla, Strada e Compass permanecem entre os dez mais.

O Kwid, que no mês passado foi o segundo mais vendido, caiu para o 16º lugar esse mês. A boa posição de setembro foi conseqüência das vendas antecipadas feitas pela Renault.

JAC cresce e vê retomada da confiança
Embora com desempenho ainda bem distante do planejado, em conseqüência dos problemas enfrentados pelo setor de importados como um todo, a JAC comemora as boas vendas neste ano, quando registrou aumento de 36,8% em relação ao período janeiro-outubro de 2017, índice bem acima da média do mercado, que cresceu 9,6%. A empresa vendeu 2.825 carros até outubro, contra 2.065 no mesmo período do ano passado.

“Conforme havíamos previsto, sentimos nas concessionárias a retomada da confiança do brasileiro no futuro e também as sucessivas quedas na taxa de juros, que explicam a recuperação do mercado neste ano. Estamos caminhando para um crescimento de dois dígitos”, disse Sergio Habib, presidente da JAC, a cerca dos números de outubro. Ele destacou que as vendas de janeiro a março se mantiveram estáveis e o mercado só decolou a partir de abril, por isso o crescimento no ano será de apenas 12%:

“Mas se projetarmos a média diária (9.352 unidades) registrada em outubro para um ano cheio teríamos um mercado de 2,33 milhões de unidades”, destacou Sérgio, apontando que os números refletem uma sólida recuperação do mercado.

O empresário prevê melhora no último bimestre do ano, com a regularização das entregas do T40, que está defasada. A expectativa é vender 700 unidades/mês até o fim do ano.

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Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

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