ANÁLISE

DE CARRO POR AÍ

Classe X, picape Mercedes para 2019


Marca foca mais em luxo e uso privado que utilitário


Mercedes-Benz mostrou a jornalistas sul-americanos a picape Classe X produzida na Espanha, a ser replicada pela Nissan na Argentina, junto com sua Frontier e a cópia Renault Alaskan. Porta a essência do mercado brasileiro no segmento: picape, cabine dupla, motor diesel, opção de tração total e simples.

Não é igual às Frontier e Alaskan, com diferenças inculcadas por seu DNA em isolamento termoacústico, bitolas maiores, permitindo melhor composição com as caixas de rodas, e rodar mais confortável. Ao lançamento, em 2019, três versões de decoração e motorização – o engenho Nissan 2,3 litros com um ou dois turbocompressores.

Como vender um picape quase igual com três marcas diferentes? Esta é a missão das diretorias comerciais das três marcas. Nissan, já presente no mercado, terá mais facilidade – apesar de resultados tíbios em vendas e da má fama de tirar produtos de fabricação. Renault deve contornar a falta de tradição no produzir e vender picapes com a maior rede revendedora, mas seu presidente diz ser o maior desafio entender quem é o comprador da Alaskan. Mercedes não imagina ver sua versão estrelada arrancando toco ou levando transformador de energia nas grimpas do morro, daí diferenciou-o em rolagem, uso e decoração, pretendendo o comprador para o qual o uso extremado das capacidades é coisa secundária. Pretenderá o conforto, a boa decoração e o intangível valor de ter uma estrela na grade frontal.

E mais, um SUV para Nissan e Renault. Mercedes?
A operação da Nissan na Argentina – dentro da pioneira fábrica Ika e agora Renault em Córdoba – não será apenas o tosco processo industrial de fazer picapes. Mas projeto para o futuro, onde picapes e utilitários esportivos prometem presença palpável e rentável.

Leitor da Coluna soube por antecipação mundial, a Nissan produziria uma picape com sua marca e montaria outras para a associada Renault e a avençada Mercedes. Fábrica iniciará produzir em 2018. Inicialmente com a Frontier adequada ao Brasil – atual versão mexicana se ressente da falta de ajustes –, a Alaskan ao meio do ano e Mercedes ao fim, como modelo 2019.

Operação ambiciosa soma evidências ao projeto de instalar a marca na Argentina, transformada em fornecedor de picapes para a América do Sul. Produto adicional pode ser utilitário esportivo construído sobre o chassis da Frontier, recentemente apresentado na China. Leva o nome de Paladin – em mandarim nada significa... Seria produzido na Espanha pela fábrica Nissan, onde além da Frontier e da Renault Alaskan iniciou há dias fazer a picape Mercedes Classe X. Pode ser igual opção na operação América do Sul – exceto Mercedes pois nas entrevistas de apresentação tal possibilidade foi negada.

Como produto utiliza chassis da picape. Vindo à produção re-editaria o fugaz e mal acertado X-Terra, então construído sobre a Frontier de duas gerações anteriores. A fórmula é simples, mas é apenas adotada pela Toyota no fazer seu lucrativo SW4 sobre o chassi da picape HiLux.

VW RESGATA TAIGUN – SERÁ T TRACK

Condições diversas – projeto de ter um SUV ou SAV em cada segmento do mercado; busca por retomar vendas e participação no mercado doméstico; surpreendente demanda pelo recém-lançado Renault Kwid, na mesma proposta –, instigaram a Volkswagen a buscar nos recônditos de sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP, o protótipo do Taigun. Foi mostrado no Salão do Automóvel de 2012, prometido para produção – e sumiu.

Mercado é dinâmico, mutante, e atuais condicionantes, como novos projetos de gestão; novo presidente, Pablo Di Si, no maior desafio de sua carreira, e presença no Brasil de Marco Antonio Pavone, designer do up!, facilitam o projeto. O então dito Taigun será construído sobre o próximo up!, com mudanças incluindo pequeno aumento de comprimento seguindo o mercado, e alteração frontal para absorver a tralha periférica do novo turbocompressor aplicado ao motor 1.0 TSI, para gerar 123 cv. Pela atual denominação dos utilitários esportivos da VW, teria a inicial T e a complementação Track. No segmento o grande diferencial estará no motor TSI, patrono de grandes alegrias no conduzir. Tração dianteira; possibilidade de caixa automática de 6 velocidades; produção em 2020.

Enfim
Corajoso projeto de retomada da nova Volkswagen, contando com um representante com cara aventureira em cada segmento, formaria uma escada: T Track; T-Cross, sobre o Polo, produção no Brasil em 2018; Tharu, sobre o Golf na Argentina; Tiguan mexicano, 7 lugares; Atlas, com mesma lotação; Touareg.

KWID PUXARÁ FILA NA RENAULT

Fábrica paranaense surpreendida e satisfeita com os bons resultados das vendas iniciais do subcompacto Kwid projeta-o como o futuro líder de vendas da marca, superando o Sandero. Para facllitar tal definição e criar espaço industrial, empresa agiu paralelamente: alterou o fornecimento do Duster para o mercado argentino. Em vez de enviá-los do Brasil, fa-lo-á com os de produção colombiana – montados com peças brasileiras. Além do mais, dá retoques finais em fábrica para injeção de alumínio para motores 1.6 e os 1.0.

No pacote está o atingimento da meta definida há alguns anos, ter 10% do mercado nacional de veículos leves. Marca hoje tem 7,8% no universo dos carros zero km, prevendo atingir 8% nos próximos meses.

Um décimo do mercado doméstico brasileiro equivale superar a Ford, sempre em quarta posição, atrás de Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Atual percentual situa-a atrás de Hyundai e Toyota.

Mercado nacional ainda é indefinido, e as vendas do primeiro mês do Kwid, elevando-o. Hoje demanda continua plena, sem disponibilidade para recebimento imediato; as encomendas são para dois meses de espera. O lançamento, entretanto, enfatiza Luiz Pedrucci, o primeiro brasileiro a presidir a Renault, foi de maior atração e maior retorno de mídia espontânea no mercado nacional em 2017. Para 2018 o executivo projeta o Kwid correspondendo a 1/3 da capacidade de produção da fábrica brasileira.

RODA-A-RODA

Correção – Chery QQ sofreu aumento de preço a R$ 26.990, ainda o mais barato do país. Marca enfrenta séria oposição do sindicato dos metalúrgicos, detendo seriadamente a produção de automóveis, a mais irregular do país.

Revisão – Suzuki reviu e melhorou seu Jimny, no país o 4x4 com menor preço. Na mecânica, pinças de freios a discos frontais foram elevadas. Conforto por volante com três raios; painel de instrumentos com novo grafismo, tela digital na versão 4Sport – R$ 76.690; 4Work Off Road R$ 75.290; 4All R$ 68.890.

Posição – Ante vendas, em torno de 200 unidades mensais – volume não justifica operação industrial –, fica clara uma verdade: se quem diz entender de jipe realmente o fizesse, vendas seriam muito maiores.

Desacerto – Após anos de concreta parceria azedou o relacionamento entre a FCA e a Abracaf, associação dos revendedores Fiat: desentendida com a nova direção da companhia, intentou demanda judicial.

Na prática – Quer ressarcimento pelo corte de produtos, não substituição, e ausência por esvaziar vitrines, vendas, lucros. Também, por operação legal pela Fiat, com redução de impostos, sem diminuir o preço final dos veículos.

E? – Atual gestão Fiat inicia desacelerar e, assim, eventual condenação recairá sobre resultados operacionais de sucessor (es).

Luxo – Final do mês Ford anunciará importação do Mustang. Hoje já não é tratado nos mercados extra EUA como exceção, mas como Carro Universal, apto a clientes em todo o mundo, como o foi seu pioneiro antecessor Modelo T.

Idem – GM busca traçar ações para vender o concorrente Camaro. Contratou Carlos Ferreirinha, festejado consultor de luxo, para desenhar apresentação e colocação do produto no mercado.

Questão – Marcas não têm continuidade nos programas de importação. Trazem um lote, vendem, desistem, e proprietários ficam sem apoio. Tomara mudem.

Lembrança – Jornal Folha de S. Paulo na 27a edição do prêmio Top of Mind – pesquisa nacional onde se pergunta marcas de produtos mais lembradas.

Quem – Em carros Volkswagen ganhou com melhor performance em relação a 2016. Em caminhões, deu Mercedes-Benz; motos Honda; Pirelli como pneu; Petrobras como gasolina e o seu lubrificante Lubrax.

Mudança – Aparentemente Ford rompeu o perigoso ciclo de prejuízos na América do Sul: tem lucros há quatro trimestres. Último, US$ 1,5B antes dos impostos, significa ter vendido 14% a mais.

Gente – Célio Galvão, jornalista, sai da Ford após 40 anos de serviço e invejáveis resultados para a marca. OOOO Quer continuar no ramo. OOOO Carlos Eugenio Dutra, engenheiro, deixa Diretoria de Estratégia de Produto América Latina na FCA Fiat/Chrysler. OOOO Aposentadoria após 38 anos na empresa. OOOO Substituído por Bruno Kamei, 36, na Fiat desde 2003. OOOO Missão: planejar próximos veículos Fiat e Jeep para América Latina. OOOO Erick Boccia, gerente de imprensa da Toyota, outro telefone. OOOO Deixou a japonesa. OOOO Mistérios corporativos. OOOO

Comentários: 1
 

Mauricio
13/11/2017 | 12h25
Comentarista tem estilo de escrita deveras irritante. Deveria reaprender. Tomara mude.

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