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Opinião | Roberto Nasser |

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Roberto Nasser

21/08/2018

Começar de novo. Missão do Citroën Cactus

Com produto desenhado no Brasil, PSA tenta reescrever história aqui após trapalhadas e perda de mercado


Cactus, aposta da PSA

PSA, holding das marcas Peugeot, Citroën, DS, das recém-compradas Vauxhall e Opel, e autopeças Faurecia, iniciou produzir o novo Citroën C4 Cactus na fábrica de Porto Real, RJ. Em termos morfológicos lembra um Mercedes GLA, com bom conjunto mecânico, liderado por engenho L4, 1,6 litro, turbo, fazendo médios 170 cv.

Não é mais um ou apenas outro produto novo. O Groupe, como seus colaboradores o chamam, focou no Cactus o momento da virada da empresa, o ponto de inflexão à reconquista de espaço.

No Brasil ambas as marcas tiveram dias de vendas e glórias no mercado. Peugeot, por exemplo, monoproduto com o 206 representava 3% das vendas gerais. Citroën, com C3 Picasso, menos, mas ótimos resultados tratando-o como categoria premium, acima dos Peugeot, líder dentre monovolumes, situação única no mundo.

Depois, trapalhadas, economia besta, subtraindo o lançamento do 207 e transformando o 206 para ser tratado como novo produto, iniciou a descer a ladeira das preferências. Mudanças e bons produtos não inverteram a mão do mercado, e as marcas pagaram caro pelas confusões, pelas elevadas contas cobradas pelos consertos nos concessionários, e as gestões por fugazes administradores.

Há cinco anos o envio de Carlos Gomes, ex-Fiat Portugal, Espanha e França, cooptado a peso de ouro, conseguiu um diagnóstico, fez mudanças, traçou parâmetros e, corajosamente, fez incisão profunda no problema maior: mau conceito na assistência técnica, criando o maior pacote de proteção aos clientes. Ao mesmo tempo, gestou processo de mudanças, incluindo centro de desenvolvimento e design: para mercado promissor, mas de uso áspero como o são as vias brasileiras, onde, a grosso modo, um sedã exige suspensão de utilitário esportivo, os produtos deveriam ser concebidos com especificações nacionais – e não europeias adaptadas.

(Abro espaço para comentar como as marcas de automóveis erram em olhar para a frente, sem prestar atenção ao passado. Tivessem procurado os arquivos de uma das marcas sob sua tutela, teriam encontrado em sua fábrica de Poissy, onde era a sede da Simca, o árduo e bom trabalho realizado para dar resistência brasileira a um produto francês, como o foi o Chambord e seu pico de desenvolvimento local, o modelo Tufão.)

Dentre as medidas, durante a gestão superior de Carlos Tavares, outro português chamado a salvar a PSA, mas no âmbito global, resolveu-se investir nas marcas no mercado sul-americano, começando por passo mandatório: uso de plataforma comum. Definida, será base para os próximos produtos da marca, a começar pelo Cactus. Outros dela advirão.

Gabriel Cordo Miranda, diretor da PSA na Argentina, há dias anunciou um sedã como produto a seguir o Cactus. Na definição por este, em produção na Europa, o sucessor seria desenvolvido no Mercosul. Boa escolha, superou o original – e o substituiu.

Para fazer o Cactus, houve necessidade de grande mudança tecnológica na moderna fábrica da PSA no curioso e pouco conhecido município sul-fluminense de Porto Real – Pó Royal, como pronunciam os franceses... – com reformulação, controles digitais, conceitos indústria 4.0 e moderno sistema de conferência das medidas das carrocerias por laser.

Dos € 300 milhões demandados, Tavares concedeu 1/3, e por sobrevivência a operação foi realizada com economia, negociação, sério corte de pessoal, cumplicidade com fornecedores. O produto surpreendeu. Ao final terão sido gastos R$ 580 milhões, pouco acima do teto definido.

A puristas o Cactus seria um hatch, mas os traços finais fazem-no visto como utilitário esportivo – é, no Brasil, classificação tão etérea quanto o termo jipinho aplicado por alguns jornalistas –, e a morfologia de maior crescimento no mercado. 2,65 m de distância entre eixos oferece ótimo espaço interno a passageiros dianteiros e posteriores.

A PSA calcula sucesso ao apostar no formato de maior crescimento no mercado e nos acertos de estilo e composição mecânica. Na prática, projeta vender 2.500 unidades mensalmente, 1% do mercado doméstico. Em termos, pouco menos ante a soma dos números de venda total obtidos em junho, 2.900 unidades: 1.600 Peugeot e 1.300 Citroën.

Relativamente ao modelo anterior, europeu, o projeto sul-americano, gestado na PSA em São Paulo, é muito superior em estilo e conforto, incluindo exigência dos consumidores locais, de os vidros das janelas traseiras baixarem totalmente.

Pablo Averame, argentino, muitos anos de Peugeot, vice-presidente de produto, marketing, mobilidade e serviços conectados na América Latina, define: “O Novo SUV C4 Cactus ilustra perfeitamente a nova assinatura “Inspired By You” da Citroën, uma marca inspirada pela vida das pessoas e pela sua maneira de viver o automóvel. Um veículo muito moderno e seguro, desenvolvido em torno de três pilares: o design, a tecnologia e o conforto. Em design, destaca-se sua silhueta moderna e repleta de personalidade, que integra os novos códigos da marca, com múltiplas possibilidades de personalização. Em termos de tecnologia, o modelo será equipado com os novos sistemas de assistência ao motorista para uma condução mais fácil e tranquila, com destaque para o “Active Safety Brake” que, até um limite de velocidade, aciona automaticamente os freios em caso de colisão iminente. Já no pilar de conforto, fiel ao programa Citroën Advanced Comfort, será uma referência em sua categoria, destacando-se aqui o seu isolamento acústico e o conforto da suspensão”.

A implementação tecnológica aplicada em Porto Real permeará para aos produtos ali montados: Cactus, Peugeot 208 e 2008, Citroën C3 e Aircross.

RODA-A-RODA



QUANTO GANHAS? – Pergunta pode parecer impertinente, mas tem fundo lógico. É para saber se você, apreciador de automóveis, cultor da história e da cultura, está apto a se candidatar à aquisição de um dos 250 exemplares do livro Il fascino Ferrari.

? – Edição própria, primeiros 250 exemplares custarão aproximados US$ 30 mil – a grosso modo uns R$ 115 mil. Terá autógrafo do CEO recém-desaparecido Sergio Marchionne, do presidente John Elkann, e Piero Ferrari, vice.

MAIS – Virá num estojo de alumínio e terá mesinha inspirada num motor V12. Sei não ser o seu caso, mas haverá edição tipo mezza boca, os exemplares 251 a 1.947, sem os agregados e assinado apenas por Piero Ferrari, custarão US$ 3 mil por 514 páginas, fotos e desenhos inéditos dos 71 anos de história da marca.


Mesa inspirada em motor V12 Ferrari. Acompanha o livro. A fim? US$ 30 mil

ECLIPSE CROSS – Nome marcante, de esportivo surgido ao fim da década de 1990, preferido por jogadores de futebol e outros intelectuais, Eclipse foi aproveitado para marcar novo produto da mesma Mitsubishi. Desta vez nada de esportivo, mas na onda dos SUV e SAV, será o Eclipse Cross.

COMO – Vertente do ASX, assemelhado em morfologia e uso, dele aproveita a plataforma, terá motor L4, 1,5 litro, turbo, 163 cv, transmissão CVT e tração nas 2 ou 4 rodas. É um ASX elegante, bem vestido, cheio de cromados. Setembro.

MUDA – Jeep iniciou montar segunda geração do Renegade. Repete mudanças exibidas no modelo italiano: grade acompassada, para-choques, faróis, lanternas traseiras, console, tela multimedia e infordiversão. Vendas em outubro.


Novo Renegade. Aqui o modelo europeu

MAIS – Setembro VW iniciará vender Novo Jetta. Coisas do comércio internacional, é produzido no México, mas o motor L4, 1,4 litro, turbo, 150 cv, é brasileiro, feito em São Carlos, SP. Transmissões automática e mecânica com seis velocidades. Também versão 2.0 e 220 cv, automático, sete velocidades.

MERCADO – É construído sobre a plataforma MQB, mesma do Golf, Tiguan, Polo e Virtus, e relativamente à versão antiga cresceu milímetros em comprimento, e poderosos 12 cm entre-eixos. No mercado ficará entre os VW Virtus e Passat.


Novo Jetta – Vento para a América Latina. (foto: Autoblog.uy)

TOYOTA – Mudanças na picape HiLux: grade, para-choques, tomadas de ar, grupo óptico frontal, capô. Internamente novo sistema de infodiversão mais responsivo, tela maior. Apenas versões de topo, para lazer e transporte individual em asfalto. Segundo ciclo da atual geração, terá apresentações regionais. Vendas imediatas.

RANCH – FCA criou versão de topo para a líder Toro. É a Ranch, superior à Volcano. Tratamento automobilístico em decoração – couro marrom combinando com pintura prata –, faróis girando para curvas, acionamento do motor por controle remoto. A R$ 150 mil – conversáveis.

FESTA – Renault festeja um ano do lançamento do Kwid com 56 mil unidades vendidas; 46% do segmento onde competia com Fiat Mobi e VW Up!; exportação de 20 mil carros à América Latina. Superados os problemas iniciais de aclimatação do projeto indiano às condições nacionais, deve ascender no segundo ano.

ANTIGOS – Sucesso a 3ª edição do Village Classic Cars promovido no Shopping Village Mall, Barra da Tijuca, RJ. Destaque para Mercedes 300 SL, o Asa-de-Gaivota, pintado em corajoso verde claro, completo com jogo de malas. Do colecionador paulistano Leo Steinbruch.

HISTÓRIA – Não foi apenas bom encontro, atraindo público diversificado, mas corajoso resgatar do ânimo carioca. Organizado pelo Veteran Car Club RJ, mais antigo do país, a cada ano agrega novos expositores e interesse. Rio havia perdido eventos automobilísticos de porte.

…2 – Organizadores do Encontro Paulista de Automóveis Antigos, em Águas de Lindóia, SP, aproveitam know how, estrutura e pesquisa de mercado: farão evento exclusivo a veículos esportivos. Mesma cidade, 24 a 26 de agosto. Informações sportcarsag@gmail.com

GENTE – Viviane Mansi, comunicóloga, mudança. OOOO Deixou liderança de comunicação corporativa da Votorantim Cimentos, assumiu mesma área, na Toyota com amplitude para América do Sul. OOOO Ricardo Bastos passou a função e concentrar-se-á em relações governamentais. OOOO Brasil é base de comando continental. OOOO Carlos Ayala, mexicano, engenheiro, promoção. OOOO De vice-presidente de negócios a presidente da DAF Brasil. OOOO Marca pouco conhecida, 3.500 caminhões em circulação atuando no segmento acima de 40t, e é a primeira fábrica fora da Europa. OOOO Nicola Romeo, engenheiro, criador da Alfa Romeo, passou há 80 anos. OOOO Enzo Ferrari, engenheir, empreendedor em sua marca famosa, foi-se há três décadas. OOOO

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