Negócios | 19/10/2018
Startups trazem agilidade e inovação ao setor automotivo
Indústria precisa se livrar de preconceitos para tirar proveito da agilidade e flexibilidade das jovens empresas
Certamente você já ouviu inúmeras vezes a frase o clichê de que “não dá para planejar no Brasil”. E as justificativas são vastas, passíveis até de classificação, como vemos a seguir:
Temos o grupo das “in”:
• Incerteza política;
• Inconstância econômica;
• Insegurança jurídica.
Se preferir, temos os efeitos “anuais”:
• Ano de eleição – a cada 2 anos;
• Ano de copa – a cada 4 anos;
• Ano do caos: eleição mais copa.
Temos até “dragões” de estimação:
• Da inflação (a justificar uma das maiores taxas de juros do mundo);
• Da oscilação cambial (sempre a atrapalhar nossas férias);
• Da alta do combustível (já foi crise do petróleo);
• Da carga tributária (Tiradentes que o diga);
• Da corrupção sistêmica (desembarcada das caravelas de Cabral).
Nasci em 1963. Lembro da minha primeira copa do mundo em 1970 e, desde então, me recordo também do rol de desculpas acima. Existe outra frase que permeou minha infância, juventude e maturidade: “Como vamos pensar em cinco ou 10 anos se não dá para saber o que vai acontecer no ano que vem?”
O fato é que todas essas desculpas são verdadeiras e acabam por alimentar álibis para o desempenho insatisfatórios de muitas organizações. No entanto, a chave deveria virar justamente para o outro lado. Um contexto desafiador destes dá motivos de sobra para tornar imprescindível o planejamento estratégico.
O planejamento sempre foi um instrumento vivo e dinâmico para direcionar a empresa, preparar e inspirar seus gestores. |
Só com o planejamento é possível criar alternativas estratégicas para encarar cenários múltiplos, sejam eles adversos ou favoráveis. E quem planeja já estabelece vantagem competitiva, pois não está vagando à deriva ou agindo de forma reativa. Ao contrário: assume o comando, contornando de forma mais segura os obstáculos e aproveitando de maneira consciente as oportunidades. Em épocas de incertezas, ganha ainda mais relevância pela simples questão da sobrevivência ou diminuição das perdas.
O planejamento prepara os gestores com objetivos claros e pragmáticos de curto, médio e longo prazo, possibilita tocar o dia-a-dia sem perder a visão de futuro, ou, até melhor, sem abrir mão de criar essa visão de futuro. Empresas que planejam estão à frente em produtos e serviços e na relação com os consumidores.
Por fim, o planejamento inspira. É através dele que podemos falar em propósito, conversar sobre inovação, transformação, engajamento com o consumidor, com o colaborador, com o investidor e todos os stakeholders.
O planejamento nos conduz ao alto desempenho e à busca da excelência. Agora que 2019 está batendo à nossa porta pergunto: o que você vai sonhar ou criar para sua empresa? Pense bem, já está na hora de planejar e parar de se desculpar.
Tania Macriani é sócia-fundadora da MHD Consultoria, voltada ao suporte estratégico para startups, empresas e entidades de diferentes portes.
Ótimotexto. Conheço o trabalho a competência e o alto astral da Tania Macriani. A automotivebusiness está de parabéns.
ParabénsTânia, uma conversa franca, pontual, e que nos motiva a caminhar frente às dificuldades que encontramos em nossas empresas, tendo em mente que sonhar é bom, planejar melhor, realizar o ápice do que queremos conquistar. Gratidão por nos motivar!
ParabénsTânia, texto pontual que nos motiva a caminhar frente às dificuldades que encontramos em nossas empresas. Sonhar é bom, planejar melhor ainda, realizar o ápice do que queremos conquistar! Gratidão por nos motivar!
Parabénspela matéria , pois muitas pessoas geram obstaculos para o caminho do Sucesso.
Excelenteiniciativa.... acho que existe demanda de um canal para falar de forma pragmática sobre planejamento estratégico... desfazendo o paradigma de complexidade que afasta os empresários desta atividade tão importante. A Tânia é a pessoa certa neste sentido.... Parabéns pela decisão Paula.
Negócios | 19/10/2018
Indústria precisa se livrar de preconceitos para tirar proveito da agilidade e flexibilidade das jovens empresas
Negócios | 01/10/2018
Desenhar estratégias significa manter a sua empresa preparada para as mudanças de cenário
Negócios | 05/09/2017
Empresas têm o desafio de oferecer mais personalização para encantar clientes
Negócios | 30/08/2017
Escândalo da Volkswagen mostrou falhas nos mecanismos de compliance das empresas do setor
Negócios | 21/07/2017
É necessário trabalhar melhor a parte humana, com mudanças culturais e capacitação
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
Negócios | 20/01/2017
Com participação menor, empresas deixaram de ganhar US$ 9 bilhões
Negócios | 10/11/2016
É hora de trabalhar para ajustar estruturas internas
Negócios | 24/11/2014
Para aumentar a credibilidade, empresa precisa de coerência entre o que faz e o que diz que faz
Fonte: Clarivate
Fonte: Abraciclo
Fonte: Anfavea
Fonte: BNDES
Fonte: Anfavea
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Automotive Business
Fonte: Focus2Move
Fonte: Banco Central
Fonte: Sindipeças
Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Anfir
15/02/2019 às 17:20
15/02/2019 às 15:00
15/02/2019 às 14:59
08/02/2019 às 16:30
08/02/2019 às 15:00
06/02/2019 às 18:30
05/02/2019 às 16:45
Fonte: Clarivate
Fonte: Abraciclo
Fonte: Anfavea
Fonte: BNDES
Fonte: Anfavea
Fonte: Sindipeças
Fonte: B3
Fonte: Automotive Business
Fonte: Focus2Move
Fonte: Banco Central
Fonte: Sindipeças
Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave
Fonte: Abeifa
Fonte: Anfir