Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Tania Macriani |

Ver todas as opiniões
Tania Macriani

01/10/2018

Sobre as desculpas para não planejar

Desenhar estratégias significa manter a sua empresa preparada para as mudanças de cenário

Certamente você já ouviu inúmeras vezes a frase o clichê de que “não dá para planejar no Brasil”. E as justificativas são vastas, passíveis até de classificação, como vemos a seguir:

Temos o grupo das “in”:
• Incerteza política;
• Inconstância econômica;
• Insegurança jurídica.

Se preferir, temos os efeitos “anuais”:
• Ano de eleição – a cada 2 anos;
• Ano de copa – a cada 4 anos;
• Ano do caos: eleição mais copa.

Temos até “dragões” de estimação:
• Da inflação (a justificar uma das maiores taxas de juros do mundo);
• Da oscilação cambial (sempre a atrapalhar nossas férias);
• Da alta do combustível (já foi crise do petróleo);
• Da carga tributária (Tiradentes que o diga);
• Da corrupção sistêmica (desembarcada das caravelas de Cabral).

Nasci em 1963. Lembro da minha primeira copa do mundo em 1970 e, desde então, me recordo também do rol de desculpas acima. Existe outra frase que permeou minha infância, juventude e maturidade: “Como vamos pensar em cinco ou 10 anos se não dá para saber o que vai acontecer no ano que vem?”

O fato é que todas essas desculpas são verdadeiras e acabam por alimentar álibis para o desempenho insatisfatórios de muitas organizações. No entanto, a chave deveria virar justamente para o outro lado. Um contexto desafiador destes dá motivos de sobra para tornar imprescindível o planejamento estratégico.

O planejamento sempre foi um instrumento vivo e dinâmico para direcionar a empresa, preparar e inspirar seus gestores.

Só com o planejamento é possível criar alternativas estratégicas para encarar cenários múltiplos, sejam eles adversos ou favoráveis. E quem planeja já estabelece vantagem competitiva, pois não está vagando à deriva ou agindo de forma reativa. Ao contrário: assume o comando, contornando de forma mais segura os obstáculos e aproveitando de maneira consciente as oportunidades. Em épocas de incertezas, ganha ainda mais relevância pela simples questão da sobrevivência ou diminuição das perdas.

O planejamento prepara os gestores com objetivos claros e pragmáticos de curto, médio e longo prazo, possibilita tocar o dia-a-dia sem perder a visão de futuro, ou, até melhor, sem abrir mão de criar essa visão de futuro. Empresas que planejam estão à frente em produtos e serviços e na relação com os consumidores.

Por fim, o planejamento inspira. É através dele que podemos falar em propósito, conversar sobre inovação, transformação, engajamento com o consumidor, com o colaborador, com o investidor e todos os stakeholders.

O planejamento nos conduz ao alto desempenho e à busca da excelência. Agora que 2019 está batendo à nossa porta pergunto: o que você vai sonhar ou criar para sua empresa? Pense bem, já está na hora de planejar e parar de se desculpar.


Tania Macriani é sócia-fundadora da MHD Consultoria, voltada ao suporte estratégico para startups, empresas e entidades de diferentes portes.

Comentários

  • SarahLazaretti

    Ótimotexto. Conheço o trabalho a competência e o alto astral da Tania Macriani. A automotivebusiness está de parabéns.

  • NME-Elda Martinez

    ParabénsTânia, uma conversa franca, pontual, e que nos motiva a caminhar frente às dificuldades que encontramos em nossas empresas, tendo em mente que sonhar é bom, planejar melhor, realizar o ápice do que queremos conquistar. Gratidão por nos motivar!

  • NME-Elda Martinez

    ParabénsTânia, texto pontual que nos motiva a caminhar frente às dificuldades que encontramos em nossas empresas. Sonhar é bom, planejar melhor ainda, realizar o ápice do que queremos conquistar! Gratidão por nos motivar!

  • ValArrais

    Parabénspela matéria , pois muitas pessoas geram obstaculos para o caminho do Sucesso.

  • CarlosMacriani

    Excelenteiniciativa.... acho que existe demanda de um canal para falar de forma pragmática sobre planejamento estratégico... desfazendo o paradigma de complexidade que afasta os empresários desta atividade tão importante. A Tânia é a pessoa certa neste sentido.... Parabéns pela decisão Paula.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência