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Opinião | Edmardo Galli |

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Edmardo Galli

10/10/2018

Brandlovers: saiba por que eles são importantes

Despertar a afetividade dos consumidores pela marca exige relevância, propósito e engajamento

Com certeza você já reparou que vivemos em um mundo onde as coisas mudam em uma velocidade nunca vista antes. Cada vez mais, acumulamos tantas tarefas para serem desempenhadas que quando chegamos ao final do dia não conseguimos cumprir nem metade do planejado. Considerando este contexto, somando com a quantidade de informações que os consumidores recebem diariamente, imagine como uma marca consegue despertar o interesse e atenção de seus consumidores neste cenário tão frenético.

Devido aos grandes avanços tecnológicos na indústria automotiva, lidamos com uma grande oferta de novos produtos. Com isso, alguns players do mercado já não desenvolvem campanhas pensadas apenas com foco nos atributos básicos que conhecemos de carro, aqueles já batidos e de série: design, agilidade, economia, comodidade etc. Considerando a concorrência agressiva e alta competitividade entre os players deste segmento, o que agora realmente faz a diferença é contar uma história envolvente e que gere buzz. O conteúdo deve encantar e aproximar brandlovers - em 1996, Bill Gates, já dizia “Content is King”. O conteúdo é tão importante que através dele é possível conquistar e provocar o consumidor, e até mesmo gerar o desejo pela marca.

O estudo The Love Index, realizado pela Accenture, apontou que marcas com maior nível de afetividade com os seus consumidores possuem três requisitos básicos: relevância, propósito e engajamento. Essas características se devem ao posicionamento adotado por elas, sempre com o foco em entregar emoções que saiam do que é previsível. Uma das marcas analisadas foi a Netflix, que atrai milhares de novos adoradores todos os dias ao responder de forma irreverente de responder nas redes sociais.

É importante salientar o impacto da jornada do consumidor e sua importância para identificar o awareness de marca. O primeiro contado do consumidor com a empresa deve ser único e inesquecível. Desenvolva todos os pontos de contato que ele terá durante sua experiência. É muito importante ter o mesmo propósito em todos os canais, seja no site ou no ponto de venda, todas as interfaces devem conversar entre si. Trabalhe a user experience no site, mas não se esqueça de amarrar todas as pontas. Por exemplo: funcionários bem treinados, pós-venda efetivo e garantia de um produto ou serviço de qualidade.

Após todos estes esforços, uma das partes mais importantes de tudo isso é mensurar os resultados de todas etapas. É necessário comparar o retorno do investimento das ações desempenhadas com os objetivos inicias de sua campanha. Lembre-se que os adoradores de marcas, os brandlovers, não são apenas consumidores, mas pessoas que defendem e propagam suas paixões pelos produtos e serviços através das experiências que tiveram com os mesmos.


Edmardo Galli é CEO Latam da IgnitionOne.

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