Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Cláudio Moysés |

Ver todas as opiniões
Cláudio Moysés

07/10/2019

Transformações exigem adaptação para sobrevivência da indústria

É o Darwinismo Organizacional, que demanda adaptação das empresas automotivas

Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.

Este conceito também pode ser aplicado no mundo corporativo, em que a mutabilidade do ambiente e o acirramento da competição organizacional vão gerar uma nova seleção, não mais natural, mas em que sobrevivem as organizações mais adaptáveis e flexíveis – é o Darwinismo Organizacional. As mudanças disruptivas vão trazer também uma nova perspectiva para a qualidade e teremos de nos adaptar.

Vale lembrar que o que conhecemos como profissão de qualidade teve origem em meados da segunda Revolução Industrial, com os métodos de gestão científica desenvolvidos por Fayol, na França, e Taylor, nos Estados Unidos. A progressão da profissão de qualidade pode ser resumida em quatro fases: qualidade como inspeção, qualidade como projeto, qualidade como empoderamento e, no atual contexto, qualidade como descoberta.

Hoje as empresas precisam oferecer um ambiente inteligente e adaptável, no qual a qualidade deve depender da eficácia com que os profissionais podem descobrir e agregar novas fontes de dados, a exemplo de conhecimentos sobre eles próprios, produtos e organizações.

Os profissionais da qualidade se destacam na resolução problemas estruturados, na tomada de decisões baseadas em fatos e dados e no impulso de mudanças culturais nas organizações para facilitar a melhoria. Neste contexto de transformação, devem se posicionar para liderar estes esforços, o que demanda desenvolver profundamente algumas habilidades.

Para preparar organizações e profissionais a este contexto, que exige adaptação a mudanças e aprendizado contínuo, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) possui diversos treinamentos, como o curso Ferramentas da Qualidade – Aplicação com Foco em Resultados, que prepara o profissional para aplicar e gerenciar as principais ferramentas da qualidade na organização.

Outro exemplo é a formação em Método de Análise de Solução de Problemas (Masp), que está alinhada a técnicas de abordagem do manual CQI-20: Solução Eficaz de Problemas. Na versão avançada, o treinamento prepara o participante para solucionar problemas de forma sistemática, na medida em que aprende a diagnosticar, prevenir e tratar falhas com uso de ferramentas.

O aprendizado contínuo é o caminho para profissionais da qualidade, que precisam demonstrar pensamento sistêmico, ser capazes de tomar decisão com base em dados, ter liderança para aprendizado organizacional, estabelecer processos para melhoria contínua e entender como as decisões afetam a saúde e o bem-estar da sociedade em geral, como pessoas e comunidades.


*Cláudio Moysés é diretor-executivo do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA)

Comentários

  • RuiSimon

    ParabénsCláudio pelo seu artigo. Ótimo termos profissionais de sua envergadura no âmbito da Qualidade.

  • GermanoAlmeida

    Antesde mais nada gostaria de direcionar o parabéns ao amigo Cláudio Moysés pelo artigo. E se me permitirem um comentário em potencial seria que as transformações que estamos enfrentando sejam globalmente ou mesmo localmente, devido ao contexto de nossas especificidades, são transformações que realmente exigem adaptações não somente de áreas específicas da qualidade mas de nosso próprio processo de "mindset" pelas demais áreas partindo pelas engenharias de concepção de produto, processo e vendas onde precisaremos todos estarmos adaptados a interagir em uma mesma direção reduzindo assim os riscos inerentes de determinados ambientes empresariais pouco adaptáveis ou como se diz por aí, "ambiente engessado" das coorporações globais. A formação de solução de problemas parece ser importante fonte transversal de formação para as diversas outras áreas além da própria qualidade. E os mais adaptados, como o próprio mestre Darwin colocou, serão os verdadeiros sobreviventes lá da frente, porém melhor sermos adaptaveis juntos com todos os departamentos do que separadamente. Como alguem um dia também já disse: " sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe". obrigado, pela oportunidade. e mais uma vez, parabéns pela coluna.

  • Eduardode Almeida Jr

    Claudio,parabéns pelo artigo. Quero crer que os profissionais da Qualidade realmente procurem os novos caminhos para assegurar menos desperdício em todos os sentidos

  • WagnerCezarini

    Excelenteartigo Cláudio, você é um profissional de grande experiência e conhecimento em várias áreas da cadeia de valor da indústria automotiva e tem propriedade de sobra para ajudar as organizações no desenvolvimento do pilar Qualidade, fundamental para sobrevivência e crescimento das empresas neste mercado cada mais competitivo. Abraço.

  • ElzaM Sotelllo Cintra

    Excelente! Qualidade e excelência, andam juntas! Visão sistêmica, aprendizado e melhoria contínua ! Parabéns!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência