Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Cassio Pagliarini |

Ver todas as opiniões
Cassio Pagliarini

05/03/2020

Como estão calçados os veículos brasileiros

Pneus cresceram para acompanhar o aumento do peso, da potência e a ampliação do mercado de SUVs

Qual a medida de pneu mais comum no mercado brasileiro? O que mudou nos últimos cinco anos? Com pesos maiores, mais potência e equipamentos, não é surpresa que o tamanho dos pneus utilizados nos veículos brasileiros tenha aumentado sua medida, conforme mostra o gráfico abaixo.



Pneus com aro de 13 polegadas, anteriormente usados em veículos de entrada, desapareceram. O segmento de reposição continua forte para esses pneus, que tiveram grande participação na década de 1990, quando foi criada a legislação de veículos populares.

O aro 14 se manteve estável, porém com variação na banda de rodagem. As medidas 165 e 185 cresceram, em detrimento da 175. A medida 185 dobrou sua participação nesse aro, passando de 16% para 33%.

O aro 15 ganhou um pouco de participação no mercado, com o avanço concentrado na medida 185, que passou de 61% para 65% da distribuição desse tipo de aro. A medida 205 também cresceu levemente, passando de 6% para 9%. A medida 195 teve seu mix reduzido na mesma proporção.

No aro 16, a redução ocorreu pela substituição de hatches aventureiros compactos por SUV verdadeiros, que usam pneus acima desta medida.

Aros 17 e 18 pertencem ao território SUV, com uma grande multiplicidade de perfis e bandas de rodagem. São produtos mais sofisticados, que aceitam preço e segmentação maiores, dedicados a cada veículo.

Acima desta medida estão os veículos mais sofisticados, picapes e carros esportivos, em que é preciso maior área de contato com o solo. Os perfis dos veículos esportivos são mais baixos, na faixa de 45 ou menores. Nesses automóveis, a proliferação de medidas é suportada pela maior disponibilidade de recursos dos clientes, inclusive com pneus especiais.

Cássio Pagliarini,

Bright Consulting

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência