ANÁLISE

Mercado

Mercado automotivo da América do Sul cresce 2,2%


Depois de alta no 1º trimestre, projeções apontam para crescimento de 4% a 5% no ano


Em 2011, o mercado automotivo sul-americano cresceu 10,7% sobre 2010. A Argentina e Brasil responderam por quase 80% do total de veículos vendidos. O gráfico abaixo mostra a evolução do setor nos últimos seis anos.

mercado automotivo

No primeiro trimestre de 2012, o mercado automotivo passou por expansão de apenas 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os seis maiores mercados da América do Sul, Argentina, Colômbia, Peru e Venezuela mostraram crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado. Já o Brasil apresentou pequena retração de 0,8% e o Chile caiu 4%, como é possível observar abaixo.

 mercado automotivo



No ranking das três marcas líderes em vendas no primeiro trimestre, a Chevrolet se sobressai em cinco países e comprova a forte presença na América do Sul. Destaque também para o grupo Hyundai-Kia, com participação expressiva no Chile, Colômbia e Peru.

mercado automotivo

Apesar do Brasil ter se mantido estável neste primeiro trimestre, as estimativas para a região apontam para um crescimento de 4% a 5% nas vendas de 2012 em relação a 2011. Alguns países sul-americanos mostraram expansão bem maior do que a do Brasil. Porém, a contribuição deles no volume total é menor. Com isso, o ritmo de crescimento do continente deve ficar muito próximo ao do Brasil, entre 4% e 5%.

Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: