ANÁLISE

Mercado

Argentina e Brasil: mercados automotivos semelhantes


Análise mostra o alinhamento das estratégias das montadoras nos dois países


Apesar de ser quatro vezes menor do que o brasileiro, o mercado automotivo argentino guarda muitas semelhanças com o nosso. As cinco marcas líderes nos dois mercados são as mesmas, com diferenças na posição de cada empresa no ranking de vendas. Na argentina, a maior é a Volkswagen, seguida por General Motors, Renault, Ford e Fiat. Já no Brasil a primeira colocação é da Fiat. Logo atrás está VW, GM, Ford e Renault. O produto mais emplacado, no entanto, é o mesmo nos dois países: o VW Gol.

Na área de manufatura há tendência de os fabricantes produzirem veículos maiores, como carros médios e picapes, na Argentina e concentrarem a fabricação dos carros menores no Brasil. Já a estratégia comercial das montadoras tem de estar alinhada nos dois países, já que estes mercados guardam grandes semelhanças, conforme apeontam os gráficos abaixo.

SEGMENTO A
Porém, análise na segmentação das vendas de janeiro de 2010 até agora aponta que os dois mercados estão ficando ainda mais semelhantes. Entre os carros de entrada houve aproximação nas vendas dos dois mercados depois que os Chevrolet Celta e Prisma começaram a ser vendidos na Argentina.

mercado

SEGMENTO B
No segmento dos carros compactos a semelhança entre os dois mercados é ainda maior ainda, já que esta categoria responde por fatia de cerca de 50% das vendas tanto da Argentina quanto do Brasil.

mercado

SEGMENTO C
Os carros médios têm tido presença ligeiramente maior na Argentina. A diferença é causada pela produção do Citroën C4, Ford Focus, Renault Fluence e do Peugeot 408 naquele país.



mercado

PICAPES

Apesar de as picapes terem participação semelhantes nas vendas dos dois países, há diferença no tamanho dos modelos mais emplacados. No Brasil metade das picapes licenciadas são pequenas, do segmento B, como Strada, Saveiro e Montana. Na Argentina, no entanto, 80% das vendas são de picapes maiores, como Hilux, Ranger e Amarok.

mercado

SUV
O segmento de utilitários esportivos e crossovers tem presença muito semelhante, apresentando evolução lenta em ambos países.

mercado

Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: