ANÁLISE

Mercado

Novos lançamentos abalam vendas dos líderes


Modelos como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix tomam espaço do VW Gol, Fiat Uno e Palio


As vendas de automóveis e comerciais leves nos primeiros cinco meses de 2013 somaram 1,405 milhão de unidades, com crescimento de 8,7% sobre o mesmo período de 2012. Os emplacamentos chegaram a 300,6 mil veículos leves em maio, queda de 5,1% em relação a com abril. Porém, comparando a média diária de vendas, houve estabilidade, mas o mês passado fechou com a desvantagem de ter 21 dias úteis, um a menos do que o anterior.

Os últimos dez meses foram marcados de maneira expressiva por uma grande quantidade de lançamentos. O gráfico abaixo mostra que as novidades que chegaram ao mercado recentemente conseguiram tomar uma parcela das vendas do líder Volkswagen Gol (G4 e G5), do vice-líder Fiat Novo Uno e Mille e do terceiro colocado Fiat Palio e Novo Palio.

veículos

Os hatchbacks Hyundai HB20 e Chevrolet Onix tiveram vendas expressivas, com filas de espera para algumas versões. O gráfico abaixo evidencia a evolução das vendas dos dois modelos na comparação com os outros quatro hatches recém-lançados. O Ford New Fiesta nacional, que chegou ao mercado no fim de abril, também mostra rápida evolução.

Veículos

Tanto as vendas do Onix quanto as do HB20 se estabilizaram no patamar de 10 mil unidades por mês. Os carros, no entanto, tiveram a produção limitada pelo lançamento de suas versões sedã: Prisma e HB20S. No gráfico que segue é possível notar que as vendas da dupla Onix/Prisma superaram em maio as da dupla HB20/HB20S.

A explicação está no maior poder da Chevrolet para atender a demanda. Além de ter uma rede de concessionárias maior do que a Hyundai Motor Brasil, a empresa conta com capacidade instalada para fabricar 380 mil veículos por ano em Gravataí (RS), planta que abriga a produção do Onix, do Prisma e ainda do veterano Celta. Enquanto isso, a HMB em Piracicaba pode produzir até 150 mil veículos por ano. Para ampliar este volume, a companhia abre terceiro turno de trabalho na fábrica em setembro, o que ampliará a capacidade produtiva para perto de 200 mil carros por ano.

Veículos

Para enfrentar essa crescente concorrência, a Volkswagen se prepara para substituir o Gol G4 pelo pequeno Up! no início de 2014. Já a Fiat só terá novidades em 2015. Enquanto isso, a família HB20, que inclui o crossover HB20X, e a gama Onix disputam carro a carro a liderança entre as novidades. Largando por último na corrida, está também o New Fiesta nacional.


Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: