Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Opinião | Mario Guitti |

Ver todas as opiniões
Mario Guitti

A chave de tudo é a qualidade

Brasil tem oportunidades que precisam ser aproveitadas

Inovar-Auto e eficiência energética são temas em moda no setor automotivo. Todos falam a respeito e até já perdi a conta de quantos debates participei sobre estes assuntos. É preciso lembrar, no entanto, que há duas exigências que são constantes em ambos: a qualidade e a produtividade.

Para vencer os desafios do programa Inovar-Auto e conquistar resultados satisfatórios de eficiência energética, toda a cadeia produtiva do setor automotivo deve estar alinhada para que as verbas possam ser destinadas aos fornecedores em geral, e principalmente aos Tiers 2, 3 e 4 que comprovadamente apresentam maior custo da não-qualidade, e por isso mesmo carecem de mais investimentos.

Sem isso não será possível realizar melhorias em instalações industriais e processos, modernização de equipamentos e também qualificação da mão de obra, para atingir, assim, os níveis desejados de qualidade e produtividade.

É muito importante que as entidades que congregam toda a cadeia produtiva possam interagir e, juntas, traçar um plano comum para o sucesso da nossa indústria automotiva. Isso é fundamental se quisermos continuar sendo o quarto maior mercado mundial e sétimo maior produtor de veículos.

O mercado hoje exige que todos sejam mais modernos, mais produtivos e mais qualificados. Assim, investimentos em produtos de mais qualidade deve fazer parte da política industrial de todos os setores da economia.

Outro assunto que deve ser pauta permanente é a criação de centros de desenvolvimento de tecnologia, que ainda são poucos no Brasil, em que as empresas, academias e governo têm de andar juntos para que possamos ter mais escala em pesquisas e desenvolvimento, e consequentemente em inovações.

Se o modelo atual continuar, que é baseado em ações isoladas, os objetivos não serão atingidos. Está na hora de despertar a consciência coletiva e trabalhar em busca de um bem comum, tal como outros países já fizeram, e hoje colhem os frutos disso.

Somos uma nação de pessoas criativas, cheia de oportunidades, mas que precisam ser aproveitadas. Ainda andamos a reboque, mas temos condições de andar na vanguarda tecnológica. E a chave de tudo é a qualidade.

Comentários

  • Renato Pedroso Lee

    Concordo plenamente com o autor do artigo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência