ANÁLISE

Mercado

2013: ano de novas tecnologias, lançamentos, investimentos e recorde de produção


Apesar de a economia andar de lado, setor teve avanços


Olhando para trás, constato que em 2013, apesar de a economia em geral ter patinado, o setor automotivo teve grandes progressos e muitas boas notícias. Vamos aos principais fatos do ano:

LANÇAMENTOS DE NOVOS MODELOS

Depois de 2012, ano marcado por muitos lançamentos, 2013 também foi um ano em que novos modelos foram apresentados ao longo do ano, dos quais destacam-se os seguintes:

Chevrolet Prisma e Tracker, Citroën C4 Lounge, Fiat Strada três portas, Ford New Focus e New Fiesta, Hyundai HB20S, Lifan X60, Mercede-Benz Classe A e Peugeot 208.

NOVAS TECNOLOGIAS

O ano se destacou pela implementação de novas tecnologias como:

- Turboinjeção direta flex etanol-gasolina– primeira aplicação global no BMW 320i.
- Injeção direta flex etanol-gasolina – primeira aplicação global no Ford New Focus.
- Câmbio automatizado com dupla embreagem no segmento de carros compactos – New Fiesta Hatch produzido em São Bernardo do Campo (SP), juntando-se ao utilitário esportivo EcoSport, que recebeu o mesmo sistema em 2012.
- Ano dá adeus a carros sem ABS e airbags – 2014 inicia com a obrigatoriedade de ambos os equipamentos de segurança para todos veículos vendidos no País.

NOVOS INVESTIMENTOS ANUNCIADOS

- BMW – pedra inaugural em Araquari (SC) para produzir os modelos Série 1, Serie 3, X1, X3 e Mini Countryman.
- Audi – anuncia investimentos em São José dos Pinhais (PR) para produção local do A3 e Q3.
- Volkswagen – anuncia investimentos em São José dos Pinhais (PR) para produzir o Golf G7.
- Honda – anuncia segunda fábrica brasileira em Itirapina (SP) para produzir veículos da plataforma do Fit.
- Mercedes-Benz – anuncia fábrica em Iracemápolis (SP) para produzir Classe C e o SUV compacto GLA.
- Jaguar Land Rover – anuncia fábrica em Itatiaia (RJ) para produzir utilitários esportivos

PRODUÇÃO SOBE

Recorde na produção anual, alavancado pela redução das importações e aumento de 29% nas exportações, em especial para a Argentina. As montadoras produziram em 2013 em torno de 11% a mais do que em 2012.

VENDAS DE LEVES CAI, MAS DE PESADOS SOBEM

Importados ainda sofrem e o mercado de leves como um todo cai em torno de 1,5% sobre 2012. Veículos pesados (caminhões e ônibus) se recuperam do tombo em 2012, quando foram de Euro 3 para Euro 5, e emplacamentos sobem em torno de 14% em 2013.

FIM DE LINHA

Saem de linha vários modelos como Ford Courier e Ka (geração antiga), Fiat Fiorino (base Mille) e o próprio Mille, Volkswagen Kombi, Chevrolet Prisma (modelo antigo) e Peugeot 207 SW (perua).

E 2014

O ano inicia com novos lançamentos como o esperado Volkswagen Up! no início do ano, Ford Novo Ka no segundo trimestre e Peugeot 2008 no fim do ano, além de reestilizações como Toyota Corolla, Honda Fit e VW Fox, entre outros.

Novas fábricas começam a produzir em 2014, com a Chery em Jacareí (SP) e a JAC em Camaçari (BA).

Em ano de Copa, eleições e Salão do Automóvel, teremos ainda muitas outras novidades.

Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: