ANÁLISE

Indústria

Versões de autos com 'look off-road' em alta


As versões aventureiras, que tiveram como um dos pioneiros a Palio Weekend Adventure em 2000, têm se expandido ano a ano.


As versões aventureiras, que tiveram como um dos pioneiros a Palio Weekend Adventure em 2000, têm se expandido ano a ano.

As montadoras se interessam em oferecer essa opção pois os investimentos necessários para desenvolver e produzir uma versão aventureira, derivada de um automóvel, são muito menores do que os necessários para desenvolver um utilitário esportivo (SUV) totalmente novo, como ocorreu com a Ford ao lançar em 2003 o EcoSport.

Análise da Carcon Automotive, com base nos emplacamentos de agosto, mostra que os concorrentes do EcoSport aumentaram a oferta de versões aventureiras, bem recebidas pelo mercado. A Fiat lidera as vendas das versões aventureiras derivadas de carros de passeio. O Weekend Adventure teve 1.302 unidades vendidas em agosto e representa atualmente 48% das vendas do Palio Weekend. Outro veículo da Fiat, o Idea Adventure, segue com 35% de preferência dos compradores do Idea.

O sucesso das versões aventureiras segue com o Peugeot 207 Escapade, que teve 31% das vendas da perua 207, e o Nissan Livina X-gear, com 18% das vendas do Livina no mês. O VW CrossFox e Renault Sandero Stepway estão empatados com 13% das vendas totais dos modelos respectivos Fox e Sandero

De olho no crescimento do segmento, a Citroën acaba de lançar o Aircross, aventureiro baseado no Citroën C3 Picasso. Este último foi lançado no Salão de Paris em outubro de 2008, mas no Brasil a montadora apostou no gosto dos brasileiros pelas versões com um visual off-road e a lançou primeiro. A versão não aventureira do C3 Picasso deverá vir em 2011.

A Renault vai deixar o segmento ainda mais acirrado ao iniciar em 2011 a produção na sua fábrica paranaense do Duster, apresentado este ano na Europa como Dacia Duster, e que compartilha a mesma plataforma do Logan e Sandero -- mas com perfil mais off-road ao oferecer uma versão 4X4, o que indica claramente a estratégia da montadora de também buscar uma parcela de mercado do EcoSport.

*Julian Semple é Diretor da Carcon Automotive.
www.carcon.com.br

Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.