ANÁLISE

Panorama

A importância do mercado automotivo argentino para o Brasil


Carcon analisa resultado recorde do acordo automotivo em 2010.


O nosso principal parceiro comercial na área automotiva teve um desempenho recorde em 2010, tanto na produção como nas vendas. A Argentina chegou ao patamar de 700 mil veículos, com 40% de aumento sobre 2009, conforme vemos nos dois gráficos abaixo:




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Na área de comercio exterior, as importações de veículos na Argentina têm aumentado de forma expressiva. A situação levou o governo a anunciar para 2011 medidas de redução das importações de veículos produzidos fora do Mercosul.

Enquanto no Brasil as crescentes importações de veículos representaram 18,8% das vendas em 2010, na Argentina os importados tiveram 61,4% de participação de mercado no ano passado. Porém, ao contrário do Brasil, o país vizinho tem conseguido manter um equilíbrio entre as importações e exportações, que alcançaram o patamar de mais de 400 mil veículos no ano passado.



O Brasil tem conseguido manter uma parcela de mais de 40% dos veículos vendidos na Argentina, como se vê no gráfico abaixo:



Se, por um lado, os Argentinos têm comprado mais veículos brasileiros, nós também temos adquirido mais modelos produzidos lá, que alcançaram o recorde de quase 10% das vendas automotivas no Brasil em 2010. Em ambos os casos, os países se beneficiam do acordo do Mercosul que isenta o imposto de importação.



Ao contrário de outros parceiros comerciais, estamos mantendo um bom equilíbrio entre importação e exportação de veículos com a Argentina. Os volumes chegaram ao patamar de mais de 300 mil unidades, como se vê no gráfico abaixo:



Portanto, a estratégia das montadoras e de muitas empresas de autopeças de ter veículos e produtos complementares e não iguais nos dois países tem sido correta. A medida evita uma duplicação de instalações e ferramentais, comprovando a importância da Argentina na nossa indústria automotiva.

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