ANÁLISE

Roberto Nasser | BIOGRAFIA

DE CARRO POR AÍ

Salão de Frankfurt define o futuro


É elétrico e virá em veículo autônomo


Há alguns anos todas as principais mostras de automóveis no mundo têm como tema ou subtema os combustíveis verdes, alternativos. Muitos protótipos, conversas, entrevistas – e muitas propostas. E nenhum caminho definitivo dentre a miríade de soluções apresentadas. O Salão de Frankfurt 2017 botou ordem no negócio: o futuro é elétrico e virá em veículo autônomo.

São, em síntese, as novidades maiores. Na prática, mais um degrau na perda de interesse sobre a grande invenção do Século 20, e o maior dos problemas do atual. A eletrificação dos veículos retira-lhes o charme, a independência, a personalização. Saem a cilindrada, os ponto-zero, os cm3, vão-se os cavalos de força a sugerir rapidez e mobilidade, e para seu lugar convocam a pouco emocional, amorfa, inodora medida de potência elétrica, KiloWatt.

Próximas medidas, hoje já disponíveis em alguns veículos e cidades com estrutura para orientá-los, o carro autônomo e a desnecessidade de possuí-lo para deslocar-se. O automóvel se encaminha para ser alguma coisa assemelhada a um SmartCar – um SmartPhone com rodas –, com motor silencioso, sem vibrações, capaz de agir por conta própria, a conduzir com tanta sensação de mobilidade quanto um pequeno vagão.

Na prática
Antes do exercício de futurologia explícita, papo de carro, Frankfurt nos coloca na sempre assumida postura de mercado pequeno e distante, autoadotada pelo Brasil a limitar importações para manter internamente a relação entre carros pouco equipados e muito caros. Assim, novidades pontuais: o despertar da Volkswagen Brasil para seguir o caminho dos SUV; o novo Duster, lá Dacia, aqui Renault.

O que virá
Transição será aos poucos, permitindo convívio e disponibilidade dos motores endotérmicos, em especial os de ciclo otto – com velas de ignição, mas a partir de 2025 todos os condicionamentos levarão ao carro elétrico e autônomo.

Característica adicional, a mudança na relação de propriedade. Não mais será necessário ter um automóvel e vaga para guardá-lo nas muitas e longas horas sem uso. Eles pertencerão a frotas – até mesmo dos fabricantes –, e os usuários demanda-los-ão pelo SmartPhone, sem propriedade, ônus de impostos, taxas, financiamentos, com uso à base do reservou, usou, pagou.

De Frankfurt
Registro do início do fim, a mostra alemã trouxe reação corporativa da Volkswagen ao problema das emissões de poluentes por motores diesel, o Dieselgate. Marca largou a patente do conterrâneo e pegou-se nos motores elétricos, e anunciou investir € 40B , uns R$ 150B, ampliando o leque de 30 para 100 modelos.

Adotou, também, o caminho dos utilitários esportivos, os SUV. Te-los-á em todas as famílias. Um dos exemplares, o I.Z. Crozz, seu primeiro utilitário esportivo eletrificado, será modelo a ser produzido em São José dos Pinhais, PR, e a exibição faz pré-apresentação de sua morfologia, até então apenas conhecida em pequenas apresentações a público qualificado. Ao exibi-lo eletrificado VW acabou com o segredo do paranaense previsto para o fim do próximo ano – com motores 1.4 flex TSI, será T-Cross.


VW I.D.Crozz, elétrico. Com motor flex, Paraná, 2018, será T-Cross.

RODA-A-RODA

Festa – Como vem marcando mercadológica tradição, ao comemorar 70 anos Ferrari fez evento em Maranello, seu feudo: visita à fábrica, museus, leilão na pista de testes de Fiorano, a metros de sua sede.

Questão – 500 automóveis vindos de toda Europa, engarrafamento de Ferraris, automóveis mais valiosos ante os hostels abrigando seus donos, súbita ascensão de renda média na cidade, demonstrações viris de cartões de crédito para conseguir lugar no Massimo Bottura, festejado restaurateur na vizinha Modena...

Ele – Sergio Marchionne, presidente da marca, apareceu e fez charme no leilão: atendeu a lances por telefone e ao final fez apelo aos presentes para abrir a carteira para os lances no LaFerrari Aperta, com total destinado a obra pia. Conseguiu US$ 8,3M, valor estratosférico para o veículo. Presente, amigo da Coluna crê em algum aditivo no Lambrusco, vinho local servido industrialmente.


LaFerrari Aperta, US$ 8,3M, despropósito

Limpeza – Na Inglaterra marcas sob o guarda-chuva da sinofranca PSA – Peugeot, Citroën, DS e Opel – adotaram programa de renovação de frota. Iniciativa corajosa, abarca os produzidos até 31 de dezembro de 2010, e acena com pagamento ou facilidades adicionais em caso de troca por carros elétricos.

Quanto? – Um Citroën C3, por exemplo, vale mais: 6.400 libras – uns R$ 26 mil – ante L 2.000, R$ 8.300, pagos em Peugeots 3008. Serão sucateados.

De volta – Promessa de volta da alemã marca Borgward se concretiza. No Salão de Frankfurt marca expôs o redivivo Isabella Concept, em tendência atual, sedã acupezado. Empresa vai bem, produzindo SUVs na China, e 70 mil encomendas.

Futuro – Quer fazer fábrica 4.0 em Bremen, como a empresa original; acertou-se com a Sixt Neuwagen, maior distribuidora alemã on-line de carros novos. Do Isabella dos anos 50 mantém o DNA do design Impression of Flow, harmônico em seus 5m de comprimento, 1,40m de altura; 1,92m em largura.


Isabella redivivo

Racionalidade – Onda de bom senso perpassa as fabricantes brasileiras de veículos, maiores do continente e com produtos adequados às peculiares exigências, convencendo as matrizes permitir ocupar espaços. Renault, operando na Colômbia e no Brasil, iniciou exportar o Captur nacional ao Peru.

Regionalização – Toyota Argentina anunciou salto de produção de motores diesel de 30.000 para 77.000 unidades em 2018. Crescer 160% indica novo mapa da empresa: substituir importações pelo fornecimento regional.

Visão – Projeto é de Mark Hogan, conhecedor do mercado sul-americano como ex-presidente da GM nacional, e hoje membro do board da Toyota e com responsabilidades para a América do Sul. Steve St. Angelo, CEO para a região, toca o negócio. Brasil iniciou exportar Corollas e Etios.

Surpresa – Fechados números de vendas em agosto, Jeep Renegade é o utilitário esportivo mais vendido do mercado. Repete performance na Argentina.

OK – Presidente da Volkswagen confirmou produzir outro utilitário esportivo ao mercado brasileiro: o Thuran. Furo mundial pelo estreante portal Auto Papo – a Coluna lá está –, é projeto Sköda, especialista em solidez e custos contidos, baseado na multiconformável plataforma MQB. Menor ante o mexicano Tiguan e T-Cross, este último de produção no Paraná, servindo ao mercado nacional, fim de 2018.

SUV – Parece a palavra de ordem da VW mundial, com opções em todas as versões de plataforma, e por isso nada impedindo o resgate da proposta do Taigun, o utilitário esportivo sobre o up!

Líder – Dentre as inúmeras fábricas chinesas de automóveis, Chery ganhou Prêmio Nacional de Qualidade na 36a Conferência Nacional de Qualidade da Indústria de Maquinaria da China.

Futuro – Nestes momentos onde a dúvida da motorização do futuro foi substituída pela certeza do carro autônomo, Universidade de Michigan, EUA, onde estão as principais marcas norte-americanas, implantou área de testes.

Lá – MCity, o espaço, ocupa 13 hectares – 130.000 m2 –, e o Departamento de Transportes baixou o Vision for Safety 2.0, novas regras para indústria e governos estaduais interessados neste caminho. Governo age como governo: busca salvar e enriquecer vidas – e garantir a liderança dos EUA no setor.

Aqui – Aqui o assunto não é tratado. Não temos diretrizes e governo faz cara de paisagem, sem preparar-se à profunda alteração nos equipamentos urbanos à realidade dos autônomos.

Lugar – Brutus Sustainable Transport, startup curitibana, quer unir empresas querendo transporte a caminhoneiros disponíveis para cargas completas.

Vantagem – Entende oferecer preços menores pela constância e segurança da demanda. Em seis meses tem listados 30 empresas; 10.000 caminhoneiros; superou 12.600 transportes em 47 cidades. Inscrições graciosas em www.brutusst.com.br.

Recorde – Simcas marcaram o 3º Encontro Nacional da marca, realizado em Canela, RS, com apoio dos Museu do Automóvel local e do Museu Nacional do Automóvel em Brasília, e o regional Veteran Car das Hortências.

Amostra – Marca durou 8 anos no país, fez umas 66 mil unidades, e as presentes representaram quase todos anos e versões. Raridade, o Simca 35 carro de corridas de Breno Fornari, primeiro piloto e desenvolvedor da marca.

Resultado – Em presença ascendente e recordista decidiu-se pela criação de clube e a realização do IV Encontro no próximo 2018 – interessado em sediar tal movimento em sua cidade? Proponha: simca@simca.com.br.

Gente – Mudanças na Dafra/KTM de motos em Manaus. OOOO Marketing será feito por Rafael Vieira, e por Luiza Pellicani, assessora de imprensa. OOOO

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