Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Daimler Trucks cria divisão dedicada a caminhões elétricos
A partir da esquerda, os caminhões elétricos eM2 106, eCascadia, o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley e o Fuso eCanter

Comerciais | 08/06/2018 | 18h24

Daimler Trucks cria divisão dedicada a caminhões elétricos

E-Mobility Group produzirá em série em 2021, mas entrega 30 veículos elétricos ainda este ano nos EUA

REDAÇÃO AB

A Daimler Trucks, divisão de veículos comerciais do Grupo Daimler e dona da Mercedes-Benz entre outras marcas, anuncia a criação da unidade de negócios E-Mobility Group (EMG), que se dedicará exclusivamente ao desenvolvimento de veículos comerciais pesados elétricos. O anúncio foi feito durante o evento Capital Market & Technology Days, em Portland, Estados Unidos, onde a empresa também lançou dois caminhões elétricos da marca Freightliner, atuante nos mercados da América do Norte: o eCascadia, um pesado elétrico para operações de longo percurso, e o eM2 106, uma opção elétrica do segmento médio, que no país abrange veículos com PBT de 9 a 12 toneladas.

O eCascadia é baseado no modelo Cascadia, caminhão pesado para longa distância e o mais vendido da marca no blobo Nafta. Com 730 cv, é muito silencioso e suas baterias fornecem energia suficiente para uma autonomia de até 400 km. Cerca de 80% de sua bateria pode ser recarregada em 90 minutos, permitindo rodar mais 320 km. Já o médio eM2 106 é indicado para operações de distribuição urbana: as baterias dessa nova versão elétrica proporcionam 325 KWh para até 480 cv. A autonomia é de cerca de 370 km e é possível carregar 80% de sua bateria em 60 minutos, o que possibilita uma autonomia de cerca de 300 km.

Com os novos produtos, a Daimler Trucks North America (DTNA) planeja entregar uma frota com 30 caminhões elétricos a seus primeiros clientes dos Estados Unidos ainda este ano. No entanto, a produção em série desses veículos só deve começar em 2021.

Estes lançamentos elevam para seis o número de veículos pesados elétricos no portfólio global da Daimler Trucks: os novos e-trucks da Freightliner, o Mercedes-Benz eActros, Fuso eCanter, o ônibus urbano Mercedes-Benz Citaro e o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley.

“Somos os líderes da indústria e pretendemos continuar nessa posição com os caminhões e ônibus elétricos. Fomos os primeiros a avançar em caminhões elétricos e a estabelecer os padrões em cada segmento. Com a formação do nosso E-Mobility Group, aumentaremos os nossos investimentos nessa tecnologia. Assim, podemos buscar as melhores soluções em baterias, gestão de energia e recarga”, declarou o membro do conselho do Grupo Daimler e chefe global das divisões Daimler Trucks e Daimler Buses, Martin Daum.

O EMG será responsável por definir a estratégia dos componentes dos veículos elétricos, além de desenvolver uma arquitetura elétrica global padronizada, similar à plataforma global da Daimler Trucks para motores convencionais e componentes de trem de força. A equipe é formada por funcionários que trabalham nos diferentes locais da rede global de desenvolvimento da Daimler, em Portland (EUA), Stuttgart (Alemanha) e Kawasaki (Japão).

A partir de 1º de julho, Gesa Reimelt, chefe da área de projetos de produtos trem de força & edrive da Mercedes-Benz Automóveis, será responsável pela nova unidade de mobilidade elétrica para pesados. Nessa função, se reportará a Frank Reintjes, chefe da área de trem de força global e de engenharia de fabricação da Daimler Trucks.

“Esperamos que a demanda por caminhões e ônibus elétricos aumente”, diz Frank Reintjes. “Somente fabricantes que lideram o setor, tanto em sistemas de propulsão convencionais como em elétrica, conseguem oferecer soluções convincentes do ponto de vista técnico e comercial. Sobre os trens de força convencionais, estamos sempre nos inspirando em seu bom desempenho para levar essa experiência para os sistemas de propulsão elétrica. Para isso, estabelecemos o E-Mobility Group, no qual nossos especialistas trabalharão em conjunto para o desenvolvimento das melhores tecnologias elétricas”.



Tags: Daimler Trucks, caminhões elétricos, Mercedes-Benz.

AB Inteligência