Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
VW pode compartilhar plataforma de elétricos MEB com outras montadoras

Novos negócios | 30/01/2019 | 18h48

VW pode compartilhar plataforma de elétricos MEB com outras montadoras

Empresa planeja transformar a arquitetura modular em um padrão para a indústria automotiva

REDAÇÃO AB

A Volkswagen derruba algumas tradições da indústria automotiva para entregar sua nova linha de veículos nos próximos anos. Um delas é o do desenvolvimento em segredo, longe da concorrência. A companhia está fazendo justamente o movimento contrário e quer oferecer a arquitetura modular de carros elétricos MEB para outras montadoras. A informação é do jornal alemão Tagesspiegel, que ouviu sobre a estratégia de Michael Jost, o chefe de estratégia da marca.

Segundo o executivo declarou à publicação, o plano é transformar a plataforma em um padrão não apenas para os carros elétricos da Volkswagen, mas de toda a indústria automotiva. Em janeiro a companhia apontou que estaria negociando o fornecimento da arquitetura MEB para a Ford usar em seus projetos de carros elétricos.

Se o plano for para a frente, as empresas vão reproduzir nessa área uma busca por sinergias parecida com a que já estabeleceram para a produção de veículos comerciais leves, com o compartilhamento de projetos de vans e de picapes médias.

A Volkswagen começará a produzir os primeiros carros construídos sobre a plataforma MEB ainda neste ano. A companhia aplicou € 1,2 bilhão na modernização de sua fábrica em Zwickau, na Alemanha, para a produção dos modelos elétricos da família I.D., que serão montados sobre a arquitetura modular. A estrutura será usada ainda para fazer veículos em sete fábricas na Europa, Estados Unidos e China.



Tags: VW, Volkswagen, MEB, carro elétrico.

Veja também

AB Inteligência