Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Empresas automotivas estão entre 100 mais inovadoras do mundo

Negócios | 01/02/2019 | 13h21

Empresas automotivas estão entre 100 mais inovadoras do mundo

Ranking da Clarivate analisa negócios pelo volume de patentes geradas e impacto no mercado

REDAÇÃO AB

A Clarivate Analytics publicou a lista de 2019 das 100 empresas mais inovadoras do mundo. A seleção conta com sete companhias que atuam na indústria automotiva no fornecimento de autopeças e tecnologias ou na produção de veículos. São elas a fabricante de componentes Aisin, a Bridgestone, a chinesa BYD, a Honda, a produtora de sistemas de direção Jtekt, a Nissan e, enfim, a Toyota.



- Faça aqui o download da lista das 100 empresas mais inovadoras
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Além destas companhias que têm seus negócios totalmente voltados ao setor, se destacam entre as 100 empresas mais inovadoras empreendimentos como a 3M, que ficou na primeira posição do ranking, e a TE Connectivity. São organizações com diversas áreas de negócio, incluindo presença importante na indústria automotiva.

O QUE TORNA UMA EMPRESA INOVADORA?


Segundo a consultoria, a seleção das 100 empresas mais inovadoras começa pelo levantamento da geração de patentes. Toda organização com mais de 100 registros de propriedade intelectual no ano é analisada. Fora o número de invenções, o primeiro critério é o sucesso de cada patente, uma análise da qualidade da criação.

O segundo aspecto relevante para a análise é a globalização, que leva em conta o número de mercados em que cada nova solução desenvolvida pela empresa está presente. Por fim, a Clarivate avalia a influência do produto patenteado em seu mercado. Hirokazu Bessho, líder da unidade de propriedade intelectual da Honda aponta que a cultura corporativa é a principal razão para a companhia ter se destacado entre as mais inovadoras.

“Nós trabalhamos com o espírito de tornar o mundo mais conveniente. Nosso fundador, Soichiro Honda, defendia que o laboratório não é lugar de pesquisar motores, mas um espaço para estudar pessoas”, conta.

John Banovetz, chefe de tecnologia (CTO) da 3M, que se destacou no levantamento, apontou no relatório da consultoria que a geração de novos produtos ganha força em companhias que têm um ambiente estruturado para fomentar novos desenvolvimentos: “As inovações que viram o jogo não surgem no vácuo. Elas demandam visão, imaginação e inspiração, mas também precisam de colaboração. Na 3M temos 46 plataformas tecnológicas para isso”.



Tags: empresas, inovadoras, Clarivate, ranking, estudo.

Veja também

ABTV

AB Inteligência