Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Empresas inclusivas e diversas aceleram a inovação, aponta Accenture

Estratégia | 15/05/2019 | 10h53

Empresas inclusivas e diversas aceleram a inovação, aponta Accenture

Estudo mostra que organizações igualitárias têm potencial 11 vezes maior de entregar novas soluções

NATÁLIA SCARABOTTO, PARA AB

Promover a cultura de inclusão dentro das empresas é fundamental para o desenvolvimento de soluções mais criativas. A mentalidade de inovação dos funcionários nos Estados Unidos é quase cinco vezes maior em companhias que possuem ambientes mais diversos, onde todos podem prosperar. As informações são do estudo Getting to Equal 2019, da Accenture, que indica que organizações inovadoras precisam investir em pessoas, não apenas em tecnologia.



- Faça aqui o download dos estudo Getting to Equal 2019
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



A pesquisa aponta que o impacto da diversidade dentro das empresas ganha força quando combinada a um ambiente inclusivo, que cria senso de pertencimento nas pessoas. Segundo o estudo, as organizações que se destacam nestes pontos têm capacidade de inovação 11 vezes maior e colaboradores seis vezes mais criativos.

COMO CRIAR UMA CULTURA DE INOVAÇÃO?


Segundo a Accenture, a mentalidade de inovação é mais forte em economias de rápido crescimento e em países com elevados índices de avanço na produtividade. A consultoria aponta que uma cultura corporativa capaz de potencializar a inovação combina elementos como propósito, autonomia, recursos, inspiração, colaboração e experimentação.

Assim, capacitar funcionários para inovar por meio a partir deste ângulo pode ser uma grande oportunidade para os negócios. O PIB (Produto Interno Bruto) global aumentaria em até US$ 8 trilhões se essa mentalidade aumentasse 10% todos os países em uma década, de acordo com o documento.

O estudo é baseado nas respostas de mais de 18 mil profissionais de 27 países (incluindo o Brasil), além de entrevistas com mais de 150 executivos de alto escalão de oito países. O modelo estatístico também combina os resultados da pesquisa com outros dados da Accenture, do ano passado, sobre a força de trabalho.

LIDERANÇA ARROJADA PARA PROMOVER A IGUALDADE


Em 2018, a companhia identificou 40 fatores que contribuem com a cultura de igualdade no local de trabalho, formando três categorias: liderança arrojada, ações abrangentes e ambiente empoderador. O estudo determinou que criar ambientes empoderadores é o fator mais importante para impulsionar a mentalidade de inovação dos funcionários. Em empresas norte-americanas, os funcionários que vivem em culturas de igualdade são sete vezes menos propensos a ver barreiras à inovação, representando 44% nas companhias com cultura inclusiva contra 6% com o mesmo pensamento em culturas com menor inclusão.

O estudo chama atenção ainda para os pilares essenciais dentro de uma cultura igualitária. Segundo o documento, a busca deve ser por promover a mentalidade de inovação, com iniciativas como o desenvolvimento de competências relevantes aos funcionários, flexibilização da jornada de trabalho e respeito pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.



Tags: diversidade, inclusão, inovação.

Veja também

ABTV

AB Inteligência