Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Continental cria pneu autocalibrável
Sistema Care criado pela Continental foi mostrado este ano durante o Salão de Frankfurt

Engenharia | 10/10/2019 | 17h40

Continental cria pneu autocalibrável

Sistema instalado na roda monitora a pressão e comprime o ar a partir do movimento de rotação

REDAÇÃO AB

A fabricante de pneus Continental criou o protótipo de um pneu capaz de se autocalibrar a partir de um conjunto de componentes instalados na roda. Chamado Care (iniciais em inglês para conectado, autônomo, confiável e eletrificado), o sistema é capaz de monitorar e ajustar a pressão em tempo real utilizando uma bomba centrífuga embutida na roda.

Para operar, essa bomba utiliza a força gerada pela rotação da roda a fim de aumentar a pressão do ar e manter o pneu rodando com a calibragem adequada. O sistema também tem elementos capazes de monitorar a profundidade dos sulcos.

Além de aumentar a segurança do usuário, outro benefício é o ganho em eficiência energética, já que a calibragem correta ajuda a reduzir o consumo de combustível. De acordo com a Continental, pneus com 3 libras abaixo da recomendação da montadora elevam o consumo de combustível em 2%.

E um levantamento feito pela fabricante de pneus com 3,5 mil veículos no Brasil revelou que 34% estavam com a pressão incorreta.


Sensores na banda de rodagem informam desgaste acentuado. E se a pressão interna estiver abaixo do ideal, o sistema envia ar comprimido pelo movimento de rotação do pneu



Tags: Continental, Care, pneu.

Veja também

ABTV

AB Inteligência