Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Inovação

Ver mais notícias
Bosch mostra câmera com inteligência artificial
Nova câmera deve equipar veículos ainda este ano. Conta com know-how da Bosch e da japonesa Renesas

Engenharia | 24/10/2019 | 19h8

Bosch mostra câmera com inteligência artificial

Equipamento distingue objetos melhor que olho humano e deve estrear ainda este ano

REDAÇÃO AB

A fabricante de autopeças Bosch apresentou uma câmera dotada de inteligência artificial (IA) destinada a equipar modelos autônomos. O novo item deve estrear em veículos ainda este ano e combina estratégias diferentes e complementares, entre elas a IA para reconhecimento de objetos, que irá tornar a identificação dos arredores mais confiável e o tráfego, mais seguro.

A Bosch informa que a câmera servirá como os olhos em automóveis com assistência de direção, sistemas de frenagem automática de emergência e com capacidade de direção autônoma. Ela conseguirá intervir com mais rapidez que os motoristas, tomando a decisão correta.

“Queremos tornar os carros melhores motoristas [de si mesmos] que as pessoas e com isso aumentar a segurança nas rodovias. A tecnologia tem de ser mais confiável que os seres humanos”, afirma o membro da direção mundial do Grupo Bosch, Harald Kröger.



Para isso, as câmeras precisam ser capazes de detectar de modo rápido o que cada imagem representa e assim determinar qual impulso enviar adiante aos equipamentos complementares de segurança, seja para frear, desviar ou continuar o caminho.

Segundo a Bosch, diferentemente do olho humano, a nova câmera de vídeo MPC3 foi desenvolvida para lidar com essas decisões. Ela é superior ao olho humano na capacidade identificar a reconhecer a presença de seres e objetos até mesmo por estar imune ao cansaço, funcionando bem durante todo o trajeto.

O diferencial da tecnologia está no reconhecimento confiável de objetos, viabilizado pelas estratégias diversas e complementares, além da inteligência artificial. Os engenheiros desenvolveram a câmera para identificar se a margem da estrada é transitável, mesmo quando não há marcações na via.

Essa inteligência é baseada no know-how da Bosch e integrada ao chip V3H fabricado pela companhia japonesa Renesas. A tecnologia pode aprimorar os sistemas de assistência ao condutor já existentes e ampliar o alcance de aplicação.

Com ela seria possível melhorar os sistemas de frenagem automática de emergência para impedir os veículos de colidirem com animais. Também tornaria a frenagem de emergência ainda mais eficiente, já que consegue reconhecer até mesmo pedestres parcialmente ocultos.

A inovação da Bosch melhora ainda o reconhecimento da sinalização porque está apta a ler textos e números na sinalização de trânsito, apresentando essas informações ao motorista em um painel.


Além de distinguir seres e objetos, a câmera identifica se a margem da rodovia é transitável, mesmo quando não há faixa de demarcação



Tags: Bosch, câmera, inteligência artificial, IA, veículos autônomos, Harald Kröger.

Veja também

ABTV

AB Inteligência