Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 14/04/2011 | 08h13

Chinesa ZTE confirma investimentos em Hortolândia

Empresa terá parque industrial de alta tecnologia.

Danielle Chaves, Agência Estado

Danielle Chaves, Agência Estado

A fabricante de equipamentos de telecomunicações chinesa ZTE confirmou nesta quarta-feira, 13, que vai investir em um parque industrial de alta tecnologia em Hortolândia, no interior de São Paulo, que também vai sediar a primeira instalação de pesquisa e desenvolvimento da empresa na América Latina. Em comunicado, a ZTE informou que o acordo foi assinado pelo prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, na presença da presidente Dilma Roussef, que está em visita à China nesta semana, e do presidente chinês, Hu Jintao.

O parque industrial inclui um centro de pesquisa e desenvolvimento, uma unidade de produção, um centro de treinamento e um centro de logística. Segundo a companhia chinesa, o valor do investimento ainda não foi finalizado, mas será feito pela unidade registrada localmente, a ZTE do Brasil. A empresa possui cerca de 600 funcionários no País. A estimativa é de que o parque industrial gere 2 mil empregos.

Como não possui sua própria instalação de manufatura no Brasil, a ZTE trabalha junto com parceiros locais. "A unidade será responsável por atender toda a América do Sul e vai consolidar o Brasil como o centro operacional da região", disse Yuan Lie, presidente das operações da ZTE.

O investimento reflete a ambição da ZTE de crescer fora da China. Embora seja um grande fornecedor mundial de hardware de telecomunicações, a empresa tem enfrentado oposição política contra seus planos de expansão em regiões como Estados Unidos, Europa e Índia. No ano passado, a receita total da ZTE somou 70,264 bilhões de yuans (US$ 10,7 bilhões). A receita com operações internacionais cresceu 27,5%, para 38,066 bilhões de yuans, e foi responsável por 54,2% da receita operacional total.

Além de equipamentos para telecomunicações, a companhia fabrica aparelhos sem fio, como celulares e tablets. A ZTE é a quarta maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo em vendas, atrás de Nokia Siemens Networks, Telefon AB L.M. Ericsson e Huawei Technologies. As informações são da Dow Jones.



Tags: ZTE, Nokia Siemens Networks, Telefon AB L.M. Ericsson, Huawei Technologies.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência