Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 14/04/2011 | 21h33

Marelli avança na reposição com Mopar

Empresa usará a gigante para distribuir peças nos EUA.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

Em entrevista a Automotive Business, o presidente mundial de Aftermarket da Magneti Marelli, Dino Maggioni, revelou uma recente parceria com a Mopar, uma gigante americana na distribuição de autopeças. Aos 43 anos, o engenheiro eletrônico nascido em Ivrea, província de Turim, fala das portas que se abrem para a Marelli nos Estados Unidos.

AB - Qual a abrangência dessa parceria com a Mopar? Ela está voltada à distribuição de componentes simples ou aqueles com mais tecnologia agregada?
Visamos a todos os tipos de componentes. A parceria é tão abrangente que prevê cursos de formação para vendedores, sobretudo no caso da venda de produtos mais complexos. São 26 linhas de produtos, 3 mil part numbers, dez linhas não completas e outras com plano de desenvolvimento. Nos Estados Unidos, a Magneti Marelli vende peças de reposição para modelos Ford, GM, Nissan, Honda, Hyundai e Kia, por exemplo.

AB - E onde essas peças para o mercado norte-americano serão fabricadas?
A produção será quase totalmente americana ou com parceiros nos Estados Unidos. Essa é uma das características do projeto, privilegiar a produção nos Estados Unidos. É uma parte do plano de expansão da Magneti Marelli na América do Norte. A empresa é reconhecida nos EUA por causa das competições e da qualidade do que produz, mas nunca teve uma parceria forte como essa na distribuição, que lá é muito capilarizada. Seria muito difícil começar do zero e a Mopar é o parceiro perfeito.

AB - E que marca a embalagem e o corpo dessas peças levarão?
Elas terão a embalagem amarela e azul como o dizer Magneti Marelli oferecida por Mopar. A marca Magneti Marelli também estará gravada na maioria das peças.

AB – O Brasil hoje responde por 50% do aftermarket da Magneti Marelli em todo o mundo. Qual fatia os Estados Unidos terão nos próximos anos?
Eu diria que nos próximos cinco anos os EUA serão nosso segundo ou terceiro maior mercado de aftermarket.

AB - A parceria com a Mopar tem relação direta com o aumento da participação da Fiat na Chrysler de 25% para 30%?
Está ligado ao vínculo entre Fiat e Chrysler, algo que todos têm conhecimento, mas não a esse aumento recente da participação.

AB - E no restante do mundo, como a Magneti Marelli vem avançando?
Na Ásia temos um projeto importante em andamento na Índia. Para a China, onde temos fábricas, ainda não há estratégias concluídas, mas lá a empresa entra com produtos de alta qualidade. A Magneti Marelli tem faturamento global de 5,4 bilhões de euros e investe 10% disso em capacidade de produção.

Foto: Dino Maggioni, presidente mundial de Aftermarket da Magneti Marelli (foto de Mário Curcio)



Tags: Gino Maggioni, Magneti Marelli, Mopar, aftermarket.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência