Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 05/05/2011 | 14h29

Iveco apresenta caminhão bicombustível

Modelo tem taxa de substituição média do diesel pelo etanol de 40%.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Em parceria com a Fiat Powertrain, Bosch e Raízen, a Iveco desenvolveu um caminhão Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel, protótipo que permite reduzir o consumo de diesel e adotar etanol. O modelo está em exposição na Agrishow, que termina nesta sexta-feira, 6, e promete redução do custo do combustível por quilômetro rodado.

O pesado foi desenvolvido a pedido da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e permite substituição do diesel por etanol em taxas de até 85%. A média de substituição registrada nos testes foi de 40%, número que já garante uma economia média de 6% nos gastos com combustível.

O conceito flexível pode ser revertido ao uso com diesel, sem prejudicar o valor de revenda ou a aplicação do modelo. O Trakker Bi-Fuel é um cavalo mecânico 6x4 para até 63 toneladas de peso bruto total combinado. O protótipo utiliza motor FPT de seis cilindros e 9.0 litros, sistema de injeção common rail de ciclo diesel e 360 cv de potência.

O veículo será submetido a testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, engatado a um implemento bitrem pra transporte de vinhaça. “A tecnologia apresenta resultados promissores para frotas que trabalham no ambiente canavieiro”, informa Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de produto da montadora.

O teste será realizado na Usina da Barra, em Barra Bonita (SP). Os dois tanques de combustível do modelo, um para etanol e outro para diesel, serão abastecidos com os mesmos combustíveis disponíveis nos postos da rede Shell.



Tags: Iveco, Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel, Agrishow, bicombustível, etanol, diesel, Shell, Cosan, Raízen, combustível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência