Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 08/05/2011 | 10h59

Petrobras deve elevar fatia no mercado de etanol

Governo que dobrar produção até 2019.

Agência Estado

Alessandra Saraiva, Agência Estado

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, voltou a comentar a decisão do governo de incentivar a Petrobras a elevar sua participação na produção brasileira de etanol dos atuais 5% para em torno de 12% a 15% em um período de quatro anos. "Precisamos produzir mais etanol e a Petrobras se transformará em um regulador de mercado. Não podemos mais passar pelos sobressaltos que passamos este ano", afirmou Lobão. "Mas há uma previsão de que a cada ano isso possa acontecer se não houver um ingresso maior na produção do etanol. É o que nós vamos fazer", acrescentou.

De acordo com o ministro, a decisão vai ao encontro com os desejos do governo de elevar a atual produção brasileira de etanol, dos atuais 28,5 bilhões de litros para em torno de 60 bilhões de litros até 2019. O ministro informou que a estatal está desenvolvendo um plano para elevar sua participação na produção brasileira do combustível.

Lobão negou que um aumento na participação da Petrobras na produção brasileira de etanol vá prejudicar a organização do plano de investimentos da empresa para os próximos anos. "Não vai prejudicar porque na medida em que ela sentir a necessidade de recursos para o cumprimento desta tarefa ela os terá", afirmou o ministro. Ele informou que o governo ainda não sabe qual seria o acréscimo necessário de investimentos para elevar a participação da empresa na produção brasileira de combustível. "A Petrobras está calculando (o investimento necessário) para levar ao governo", afirmou.

O ministro participou na sexta-feira, 5, de cerimônia de posse de representantes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), e do Conselho da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no Rio de Janeiro.



Tags: Ministério das Minas e Energia, Petrobrás, Edison Lobão, etanol, gasolina.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência