Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 11/05/2011 | 14h07

Robô da Ford imita percepção humana

Máquina é utilizada para aprimorar os veículos da montadora.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A engenharia da Ford construiu um robô que imita as impressões humanas para melhorar a qualidade dos automóveis da marca. Batizada de Ruth (Robotized Unit for Tactility and Haptics, ou Unidade Robotizada para Tatilidade e Háptica em português), a máquina é utilizada no Centro Europeu de Pesquisa da montadora, em Aechen, na Alemanha.

A intenção é utilizar o recurso para detectar aprimoramentos que possam ser feitos nos veículos, considerando vários aspectos – desde botões de comando até a textura dos materiais de acabamento. Os engenheiros da montadora determinam para Ruth quais características agradam as mãos humanas para que ela faça as medições.

Em projeto recente da montadora, o robô foi utilizado para ampliar a qualidade do volante. No projeto, a máquina mediu temperaturas e superfícies e ajudou especialistas a adaptar os controles de direção do novo Focus para que eles ofereçam a mesma sensação de qualidade dos modelos de luxo.



Tags: Ford, robô, Ruth, Robotized Unit for Tactility and Haptics.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência