Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Importados | 13/05/2011 | 18h29

Abeiva pede livre comércio internacional

Entidade contesta a exigência de licença não-automática para a importação de veículos.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Abeiva, associação dos importadores de veículos sem fábrica no Brasil, contestou nesta sexta-feira, 13, a medida do governo que dificulta as importações de veículos. A entidade afirmou ser contra as barreiras ao livre comércio internacional e destacou que a produção nacional não alcança todos os segmentos do mercado e, portanto, as importações do setor são necessárias.

A entidade, que reúne 30 marcas e representa 4,9% do mercado nacional, apontou que até agora os importadores foram informados sobre as novas regras somente pelo Siscomex (Sistema de Comércio Exterior). No comunicado, a Abeiva destacou que apoia a decisão do governo de retaliar a Argentina, já que o país tomou medidas protecionistas contra produtos nacionais e quebrou acordos bilaterais.

Apesar disso, a associação defende que a nova regra deveria ter sido direcionada apenas ao país. A decisão do governo, no entanto, obedece ao determinado pela Organização Mundial do Comércio, que proíbe que uma medida seja imposta somente em relação a um país.

Histórico

Na última terça-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior adotou o licenciamento prévio não-automático para a importação de veículos. Segundo o governo, a medida tem em vista conter a avalanche de modelos importados no País já que, no primeiro quadrimestre do ano, o segmento cresceu 28,5% no mercado.

No entanto, a determinação tem outro alvo. Especula-se que o objetivo real da regra seja barrar a entrada de produtos argentinos no Brasil. O país tem dificultado a entrada de uma série de itens nacionais, como máquinas agrícolas.



Tags: importação, veículos, Abeiva.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência