Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 19/05/2011 | 10h14

Iveco faz simulador e compara Stralis a avião

Equipamento está no aeroporto de Confins, em MG.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Iveco inventou um simulador de caminhão para promover seu extrapesado Stralis NR e compará-lo a um avião por sua arquitetura tecnológica e uso de botões para comandar a transmissão automatizada de 16 velocidades. O projeto, desenvolvido junto com a Domínio Público, Edag e Pixel Labs, utiliza modernas tecnologias na área de games. O equipamento, exposto no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, até 14 de junho, faz parte das estratégias para promoção do veículo, lançado recentemente no mercado brasileiro. A Iveco pretende utilizar o simulador em feiras e exibições em todo o País.

Marco Piquini, diretor de comunicação da Iveco, garante que o projeto tem 95% de originalidade e quem experimentar o simulador entenderá perfeitamente o benefício da transmissão: “A sensação é real”.

O simulador foi adaptado dentro de uma cabine original do Stralis NR Eurotronic, o caminhão extrapesado da Iveco. O “jogo de direção” funciona com um trajeto projetado no vidro frontal da cabine por meio de um retroprojetor externo. Para dar a sensação de realismo, foi aplicada ao vidro uma película especial Vikuit (da 3M) para escurecer totalmente o vidro e intensificar a projeção, com ganho de luminosidade e contraste na imagem. A impressão visual é a de um cinema interativo.

“A imagem é muito mais viva dentro da cabine e ocupa por completo o para-brisa, explica Guilherme Goulart, gerente de projetos da Pixel Labs, que criou o software do jogo e disponibilizou os equipamentos eletrônicos para o simulador. Um dos maiores desafios da empresa foi manter ao máximo a fidelidade do volante original do Stralis. Dentro da coluna de direção está acoplado o joystick que possibilita o funcionamento do volante e dos pedais do acelerador e freio.



Tags: Iveco, Stralis NR, Domínio Público, Edag, Pixel Labs, simulador.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência