Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 25/05/2011 | 20h37

MAN investe R$ 5 milhões em treinamento

Novo centro poderá treinar 12 mil pessoas por ano

Pedro Kutney, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Pedro Kutney, AB

A MAN Latin América investiu R$ 5 milhões para construir seu primeiro centro de treinamento técnico e comercial na região, inaugurado nesta quarta-feira, 25, em São Bernardo do Campo (SP). Instalado em uma área de 3,5 mil metros quadrados, o centro conta com facilidades como oficinas-modelo, boxes de serviços, salas de aula e de reuniões, auditório para 80 pessoas, biblioteca com literatura técnica para consultas e uma área dedicada a exposições de caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN.

O diretor de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, destaca que o centro é a consolidação de um dos pilares que sustentam a liderança de mercado da marca Volkswagen de caminhões: o pós-venda. “Foi o pontapé inicial para trazer a marca até o patamar atual. No começo, há 30 anos, era difícil convencer um cliente a comprar seu primeiro caminhão Volkswagen. Seria mais difícil ainda convencê-lo a comprar o segundo sem a oferta do pós-venda eficiente”, recordou.

Alouche lembrou que esse diferencial do pós-venda será melhor desenvolvido com a criação do centro de treinamento, que tem potencial para aplicar diversos tipos de qualificação para cerca de 12 mil pessoas por ano, número 50% maior do que o atual, atingindo concessionários, clientes frotistas e importadores dos veículos MAN e Volkswagen. “Sempre investimos em treinamento, mas antes isso era feito em espaços improvisados na fábrica e hotéis. Agora temos as instalações próprias para fazer isso de forma mais eficiente”, explica o executivo.

O centro é equipado com diversas salas para treinamentos técnicos com dois módulos, um para apresentações teóricas e outro para aulas práticas, com bancadas para motores, transmissões, eixos, sistemas eletrônicos etc. “Essas instalações serão essenciais para nós especialmente neste momento, em que estamos nos preparando para a chegada da nova geração de caminhões extrapesados da MAN e dos motores Euro 5”, ressaltou Ricardo Zonta, presidente da Acav, a associação dos concessionários da marca.

O centro vai oferecer treinamentos técnicos para equipes de manutenção, comerciais para as áreas de vendas dos concessionários, além de cursos de administração e exportação. Também vai centralizar o treinamento para importadores da América Latina e de alguns países africanos, como África do Sul, Angola e Nigéria.

Expansão

Alouche aproveitou a inauguração para destacar a rápida expansão da Volkswagen Caminhões e Ônibus (hoje MAN Latin America) em seus 30 anos de existência. Desde 1997, quando foi inaugurada a fábrica modular de Resende (RJ), a produção cresceu oito vezes, de 8,7 mil para 68 mil unidades em 2010 – e projeção de 80 mil este ano. As vendas de caminhões no mercado doméstico brasileiro avançaram seis vezes desde 1997, devendo alcançar 57 mil veículos em 2011.

O diretor lembrou ainda que até o fim deste ano a família de caminhões Volkswagen será totalmente renovada, e as 145 concessionárias estão passando por reestilização para receber também a linha MAN. As lojas todas vão incorporar a nova identidade visual até fevereiro de 2012.

Para sustentar o esperado crescimento das vendas, Alouche reforçou que a produção da fábrica de Resende está passando por sucessivas ampliações: começou 2011 com 270 unidades/dia, já está em 320/dia, chega a 330/dia em junho e a 340 em setembro.

“Com essa expansão, estamos sendo atacados por todos os lados pela concorrência. Por isso precisamos continuar a inovar e a apostar na qualidade do pós-venda. Queremos atender melhor do que qualquer outro concorrente”, resumiu Alouche.



Tags: MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus, centro de treinamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência