Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 01/06/2011 | 07h44

Dilma: Infraero levará choque de competitividade

Presidente sinalizou a abertura do capital da empresa.

Agência Brasil

Luciana Lima, Agência Brasil

Ao comentar as concessões de três aeroportos à iniciativa privada, a presidente Dilma Rousseff sinalizou para a abertura de capital da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Dilma acredita que, com a medida, a Infraero tomará um "choque de competitividade" e se tornará mais atrativa ao mercado. "É mais fácil abrir o capital da Infraero depois de ela tomar um choque de competitividade", disse Dilma durante a reunião da terça-feira (31), no Palácio do Planalto, com governadores de estados e prefeitos de municípios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014.

No encontro, o governo informou aos governadores e prefeitos a decisão de conceder à iniciativa privada os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). A Infraero terá até 49% da participação em cada aeroporto.

Dilma disse que outra vantagem da Infraero, como participante das empresas que assumirão os aeroportos, será o acesso a informações seguras sobre o setor aeroportuário. A presidenta acredita que serão evitadas "assimetrias de informações" verificadas em outros setores dos quais o setor público se afastou completamente.

De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, as empresas terão a obrigação de ampliar a capacidade dos aeroportos concedidos e também de melhorar a qualidade dos serviços, mediante o cumprimento de metas de melhoria de qualidade, previstas em indicadores que constarão nos editais de licitação. "Esse novo marco segue, em linhas gerais, o que já fizemos em vários setores, como eletricidade, rodovias e ferrovias", disse a presidente.

Dilma ainda ressaltou o papel estratégico que o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) terá para a aviação civil. A presidente considerou, durante a reunião, que São Paulo precisa de um aeroporto com três pistas. "Viracopos é o futuro, é um dos grandes centros aeroportuários do país", afirmou.



Tags: Infraero, concessões de aeroportos, Guarulhos, Viracopos, Copa do Mundo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência