Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/06/2011 | 16h15

Produção de veículos avançou 8,4%

Com 303 mil unidades em maio, fabricação não acompanhou o crescimento das vendas.

Giovanna Riato

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

Produção de veículos avançou 8,4% Com 303 mil unidades em maio, ritmo não acompanhou o crescimento das vendas. A Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, divulgou nesta segunda-feira, 6, que a produção nacional avançou 8,4% em maio na comparação com o mês anterior, chegando a 303.549 unidades entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A expansão atingiu 2,1% no reajuste anual. Considerando os cinco primeiros meses de 2011 foram montados 1,4 milhão de veículos, com evolução de 3,7% sobre o mesmo período de 2010.

O ritmo de produção, no entanto, está cada vez mais distante do de vendas. Foram emplacadas 318.534 unidades no mesmo período. A discrepância de cerca de 15 mil veículos entre os dois dados é a maior registrada este ano e indica que o crescimento do mercado interno está sendo abocanhado por veículos importados.

Apesar do descolamento das vendas e da produção, Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, destacou que a capacidade ociosa da indústria automotiva mantém nível normal de aproximadamente 20%. “Não há perspectiva de as empresas cancelarem investimentos”, garante. As montadoras têm US$ 11,2 bilhões anunciados até 2013, com o objetivo de elevar a capacidade produtiva das atuais 4,3 milhões de unidades para 5 milhões.

Com aportes em curso, o setor automotivo está atento ao avanço dos modelos importados no Brasil. Em outra ocasião o presidente da Anfavea já havia alertado que a maturidade do mercado de veículos em outros países gerava "uma pressão excessiva sobre o setor automotivo brasileiro". Segundo ele, a capacidade ociosa mundial chega a 27 milhões de unidades. Com o avanço das importações, outros países podem transferir para o Brasil parte desta sobra.

Veículos leves

A produção de veículos leves foi a que apresentou o crescimento mais tímido, de 6,7% sobre abril e de 1,1% no reajuste anual, com 280.919 unidades. No acumulado do ano, o avanço foi de 3,7%, para 1,31 milhão de veículos.

Caminhões

As linhas de montagem de caminhões aceleraram 37,9% em maio na comparação com abril, com 18.498 unidades. O crescimento foi o maior entre todos os segmentos. O volume também é 18,6% maior que o do mesmo período do ano passado e levou a uma alta de 4,8% no acumulado do ano, para 76.030 caminhões.

Ônibus

Os fabricantes de ônibus contabilizaram a montagem de 4.132 unidades em maio. Houve expansão de 22,7% sobre abril e de 6,2% em relação a maio de 2010. No entanto, foi anotada uma leve retração de 0,7% na produção acumulada dos primeiros cinco meses do ano, com 17.227 unidades.



Assista à entrevista exclusiva da AB webTV com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea:




Confira aqui a apresentação completa dos dados da Anfavea.



Tags: Anfavea, Cledorvino Belini, medidas macroprudenciais.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV