Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 07/06/2011 | 09h02

Qualificação profissional, problema para Petrobras

Companhia está treinando 80 mil trabalhadores.

Agência Estado

Sérgio Torres, da Agência Estado

A Petrobrás enfrenta um grave problema de qualificação de mão de obra, segundo o assessor da presidência da empresa, Sidney Granja. O executivo afirmou em palestra sobre tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Rio que o problema afeta a maior parte das categorias profissionais no setor de óleo e gás. Engenharia é área das mais afetadas pela escassez.

"Temos que resgatar a engenharia no Brasil. A Petrobrás quer o fortalecimento da engenharia brasileira", disse Granja, acrescentando que a companhia está treinando hoje cerca de 80 mil trabalhadores e prevê treinar 200 mil nos próximos quatro anos.



Tags: Petrobras, qualificação profissional, treinamento, tecnologia da informação, engenharia.

Comentários

  • Frederico Vasconcelos junior

    Muito se tem lido a respeito de que a Petrobras enfrenta um grave problema de qualificação de mão de obra. O que ocorre é que os cursos de engenharia no Brasil possuem suas grades curriculares ultrapassada e os futuros engenheiros não tem experiencia para assumir funções que exige responsábilidade e qualificação. Evidente que todo profissional ao entrar numa empresa de alto risco deve passar por treinamento e isso não esta relacionado com falta de qualificação e sim especialização numa área complexa o que não tira a responsabilidade das universidades de prepar bem os futuros engenheiros com a atualização das grades curriculares. Por outro lado existem sim, excelentes engenheiros no Brasil que são bem qualificados com mestrado, doutorado e pós doutorado o problema é: Como chegar à Petrobras com essas qualificações?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência