Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 13/06/2011 | 16h30

Moura terá cartilha de reciclagem

Lojistas serão orientados a dar destino adequado às baterias fora de uso.

Redação AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Até julho, a Baterias Moura terá uma cartilha sobre o recolhimento de acumuladores de energia usados. A empresa, que investe em lojística reversa, recebe os itens em desuso em seus 65 pontos de distribuição, de onde são levados a uma unidade de reciclagem de sucata de baterias pertencente ao grupo, na cidade de Belo Jardim (PE). “Com isso reciclamos o equivalente a 100% de nossa produção”, afirma o diretor de sustentabilidade da Moura, Arnolfo Menezes.

“Quando as baterias são jogadas no lixo comum, pode ocorrer a contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas, fauna e flora. Como consequência, podem acarretar problemas para a saúde”, explica Menezes. “A sucata é tratada, servindo de matéria-prima no processo fabril das unidades de metalúrgica e de injeção de plástico. Inicialmente, ela é triturada em um equipamento automatizado, onde ocorre a separação dos componentes. Todo esse processo é gerenciado ambientalmente pelo ISO 1400, norma de gestão ambiental, na qual a Moura é certificada em todas as suas unidades industriais”, explica.

Em maio, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) publicou no Diário Oficial da União os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias vendidas no Brasil, bem como critérios para gerenciamento ambientalmente adequado. A Moura informa que já adota esses princípios há 20 anos.



Tags: Moura, baterias, reciclagem, cartilha, Conama, lojística reversa.

Comentários

  • Felipe Lessa

    Boa-Noite Sempre fui a favor e preocupado com a questão da sustentabilidade do nosso planeta em todos os quesitos: coleta de todos os tipos de materiais sendo que nunca tive acesso ou contato com empresas de reciclagem,muito interessante a Moura se preocupar com a coleta das baterias usadas sendo processadas e recicladas na unidade de Recife. Estou começando um projeto de coletas de baterias automotivas e de motos, essa idéia surgiu quando fazia meus serviços de mecânica e estocava vários litros de óleo retirado das motos dos clientes logo percebi que estava estocando também várias baterias. Parabéns a empresa, logo também estarei ajudando o meio ambiente com meu projeto fazendo cadastros das fábricas de baterias que trabalham de forma sustentável recebendo as baterias coletadas por mim e entregue as empresas sendo as mesmas recicladas.Obrigado pela atenção, me chamo Felipe, sou do Rio de Janeiro.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência