Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 13/06/2011 | 17h30

Cosan e Amyris criam Novvi para produzir lubrificantes

Óleo renovável será feito de biofene

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

A Cosan e a Amyris firmaram acordo para criar a joint venture Novvi, companhia brasileira que vai desenvolver, produzir e vender globalmente óleos lubrificantes renováveis, feitos a partir do biofene, bioquímico desenvolvido pela Amyris. As empresas tinham firmado em dezembro um protocolo de intenções para a realização de estudos mercadológicos, técnicos e comerciais com o objetivo de levantar a viabilidade da joint venture. As partes já completaram essa primeira etapa e agora deverão dar início às operações.

A Novvi planeja vender uma linha de óleos básicos sintéticos renováveis para o mercado de lubrificantes. “Os óleos básicos Novvi, a partir de fonte renovável, são concebidos para melhorar os principais indicadores de desempenho ambientais quando comparados aos óleos básicos de origem mineral, incluindo toxicidade e biodegradabilidade, enquanto proporciona características de desempenho comparáveis aos óleos básicos Grupos III e IV”, informou a Cosan em comunicado.

A Novvi deverá receber biofene da Amyris e convertê-lo em óleos de alto desempenho por meio de processamento químico, para vender e distribuir os produtos mundialmente. No longo prazo, a Novvi estuda a construção de unidades dedicadas à produção de biofene.

“A formação da Novvi oferece um outro importante canal para comercialização de biofene e nós estamos muito satisfeitos de ter a Cosan como parceira nesta etapa”, disse em comunicado o diretor presidente da Amyris Brasil, Paulo Diniz. “Nós esperamos que a Novvi possa colocar seus primeiros produtos no mercado a partir do próximo ano.”

“A combinação entre infraestrutura e plataforma tecnológica de biofene da Amyris, com nossa capacidade de fornecimento de matéria-prima e de distribuição cria os pré-requisitos para a Novvi se tornar líder em óleos básicos renováveis de alta performance”, afirma no comunicado o presidente da Cosan Lubrificantes, Nelson Gomes.



Tags: Cosan, Amyris, Nowwi, óleo, lubrificante, biofene.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência