Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 20/06/2011 | 20h03

Um passeio com o drive simulator

Sistema permite fazer a avaliação virtual de veículos.

Automotive Business

Foto: Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento da Iveco

Paulo Ricardo Braga, AB

Que tal dar uma volta no veículo que você está projetando e testar algumas funcionalidades antes mesmo de construir um protótipo físico? O Drive Simulator CarSim, iniciativa da VirtualCAE e Try Testes e Simulações, é uma resposta inteligente a essa proposta na hora de obter ganhos na economia do projeto e abreviar o tempo de chegar o mercado.

Trata-se de uma solução para a avaliação virtual completa do veículo, auxiliar nos estudos de dinâmica veicular e desenvolvimento de uma suspensão. “O simulador é uma alternativa para avaliar a dirigibilidade e levar o piloto a conhecer a pista onde fará testes com o carro real, reduzindo a possibilidade de acidentes", explica Leandro Garbin, diretor da VirtualCAE.

O Drive Simulator foi concebido pela VirtualCAE em módulos para facilitar o transporte e sua estrutura de aço, que suporta carregamentos de até duzentos quilos, recebe proteção com tinta automotiva. Um primeiroprotótipo foi totalmente projetado e simulado (em elementos finitos), com a ferramenta de CAD/CAE SolidWorks. O modelo 3D foi construído em menos de duas semanas, com regulagem no volante e no monitor e um trilho para adaptação do banco a diversas ergonomias.

O simulador de dirigibilidade utiliza recursos tecnológicos avançados, garantindo comunicação eficiente e velocidade na análise e interpretação de dados. O software de controle utilizado, com funções plug&play, é o CarSim, da Mechanical Simulation Corporation, que carrega as características do veículo como massa, dimensões e características de suspensão para fazer a análise de acordo com as condições informadas pelo usuário.

A tela do monitor mostra as respostas e reações do veículo de maneira virtual. O sistema possibilita importar para o CarSim as coordenadas e características da pista real utilizada nos testes experimentais, por meio de um mapeamento por GPS.

O volante é profissional, de alta precisão, e o assento é Recaro. Um monitor de 42 polegadas simula a visão dianteira, com possibilidade de acréscimo de outros dois para oferecer maior realidade com visão lateral. Um notebook, na traseira do Drive Simulator, é utilizado para configuração.

Para um test drive no simulador, contate a VirtualCAE (www.virtualcae.com.br) ou a Try Testes e Simulações (www.trytests.com).



Tags: Virtual CAE, Try Testes e Simulações, Drive Simulator, CarSim, SolidWorks.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência