Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 30/06/2011 | 18h42

Ipem fiscaliza mercado de catalisadores

Instituto de Pesos e Medidas já autua quem vende itens sem a certificação do Inmetro.

Redação AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Recentemente, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), em fiscalização a 60 empresas, autuou 14 delas por comercializar catalisadores automotivos sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Segundo as normas do instituto, desde abril deste ano o equipamento tem certificação obrigatória e por isso só pode ser vendido se tiver o selo, que indica que o produto passou por testes apropriados.

O Inmetro deu início em 2009 ao trabalho de certificação de autopeças para inibir a importação e a produção de itens que não atendam a requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Atualmente, rodas, fluidos de freio e vidros já estão em prazo de adaptação às normas de produção e importação. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), outros itens passarão a ser avaliados pelo Inmetro:

- amortecedores;
- bomba elétrica de combustível;
- terminais de direção, barras de direção, barras de ligação e conjuntos de barras axiais;
- buzina ou equipamento similar;
- pistões, pinos e anéis de trava (retenção);
- anéis de pistão;
- bronzinas;
- lâmpadas;
- cintos de segurança.



Tags: Ipem, catalisadores, Inmetro, ABNT, rodas, fluidos de freio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência