Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 01/07/2011 | 15h10

Ford desenvolve banco de carro com monitoramento cardíaco

Sistema pode beneficiar motoristas doentes ou idosos.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Ford trabalha no desenvolvimento de um banco de carro capaz de monitorar os batimentos cardíacos do motorista. Entre as possibilidades do sistema está o auxílio a pessoas doentes, idosas e até a emissão de alertas de ataque cardíaco em tempo real ou a ligação remota com centros médicos.

Desenvolvida pelo Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da montadora, em Aachen, na Alemanha, a tecnologia usa seis sensores especiais embutidos no encosto do banco para detectar os impulsos elétricos do coração. A Ford aponta que o monitoramento, além de auxiliar motoristas que já estão em risco, pode ser útil também para detectar distúrbios que ainda não foram diagnosticados.

Otimista com a novidade, a empresa afirma que o sistema realizou medições com alta precisão em 98% do tempo mesmo na etapa inicial de testes. A companhia está realizando ajustes para que não haja interferência independentemente do tecido da roupa que o motorista estiver usando. Durante o desenvolvimento, o monitoramento foi afetado pelo uso de alguns tecidos sintéticos e pela lã mas mostrou bons resultados mesmo com dez camadas de algodão.

Na área da saúde, a Ford trabalha também no desenvolvimento do sistema de conectividade Sync para agregar um novo dispositivo embarcado com controle de voz. As aplicações iriam desde a medição da taxa de glicose de diabéticos até alertas de alergia com base em bancos de dados na web.



Tags: Ford, monitoramento, batimento cardíaco, tecnologia, desenvolvimento, saúde.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência