Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 11/07/2011 | 09h43

Concessionária Ford aprende tecnologia híbrida

Treinamento ensina a operação do Fusion Hybrid.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Os concessionários da Ford passaram pelo primeiro treinamento para conhecer a tecnologia de tração híbrida, que combina no mesmo veículo um motor elétrico e outro a gasolina. A iniciativa aconteceu após o início da comercialização do Fusion Hybrid.

Participaram do programa técnicos da rede de distribuidores da marca e engenheiros de campo, responsáveis pela multiplicação do conhecimento para garantir a assistência pós-venda do novo produto. "Promovemos um tear down, que é a desmontagem do veículo, para ensinar as equipes que estão na linha de frente com o cliente", explicou Antonio Taranto, diretor de Serviço ao Cliente da Ford.

Primeiro veículo do mercado brasileiro a utilizar a tecnologia híbrido total, o Fusion Hybrid combina um motor a gasolina 2.5 (que funciona no ciclo Atkinson), um motor e um gerador elétrico integrados na transmissão, com bateria de níquel metal de alta tensão. A partida é feita com tração elétrica e o motor a gasolina entra em operação em velocidades acima de 75 km/h, ou quando é preciso recarregar a bateria.

O sistema de freios regenerativos recupera até 94% da energia de atrito para recarregar a bateria. Com isso, o carro é capaz de rodar até 16,5 km/l na cidade e 19,4 km/l na estrada. Na parte de segurança, inclui tração integral AWD, freios ABS com EBD, controle de tração AdvanceTrac e sensor de pressão dos pneus.

Outra tecnologia do Fusion Hybrid que favorece a economia de combustível é o ar-condicionado elétrico. O carro oferece o sistema SYNC multimídia (CD-player/MP3, entrada USB e conexão para celular Bluetooth, com comandos de voz), abertura das portas por teclas, banco do motorista com ajuste elétrico em dez posições e teto solar elétrico.

"A tecnologia híbrida é apenas uma das inovações tecnológicas do veículo. O Fusion vem equipado com painel configurável, 7 air bags, ar-condicionado elétrico, sistema de monitoramento de pontos cegos, chave MyKey, câmera de ré, sensor de chuva e tomada de 110 volts na cabine, entre outros itens", afirma Estevão Thosi, gerente da engenharia de Serviços da Ford.



Tags: Ford, Fusion Hybrid, híbridos, ciclo Atkinson, treinamento, concessionárias, .

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência