Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Financeiras | 12/07/2011 | 17h33

Anef aponta desaceleração dos financiamentos

Estoque de crédito para compra de veículos cresce só 1,4% neste ano

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) confirmou em seu balanço mensal a redução no ritmo das concessões de crédito para financiamentos de veículos novos e usados este ano. “A desaceleração é consequência das medidas macroprudenciais aplicadas pelo Banco Central em dezembro de 2010”, afirmou em nota Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef.

O saldo total das carteiras de crédito para a aquisição de veículos fechou o mês de maio em R$ 193,1 bilhões, com crescimento de 16,8% ante o mesmo período de 2010, segundo dados do Banco Central divulgados pela Anef nesta terça-feira, 12. Apesar do resultado positivo, os números revelam desaceleração das vendas a crédito, pondera a entidade. Entre abril e maio o crescimento foi de 1,4%, número discreto quando comparado aos anos anteriores.

O saldo de financiamentos para aquisição de veículos representa 10,7% do total do crédito do Sistema Financeiro Nacional e 32,6% do total destinado a pessoas físicas.

Modalidades e juros

Na opção de financiamento por CDC (Crédito Direto ao Consumidor), houve alta de 10,6% em maio comparado ao resultado de 2010. Já o leasing manteve tendência de queda apresentada desde o início do ano. A baixa nas aquisições de veículos por meio desta modalidade foi de 33,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A taxa média de juros praticada pelas associadas da Anef, mais direcionadas à aquisição de veículos zero-quilômetro, fechou no mesmo nível de abril, 1,6% ao mês (20,98% ao ano), contra 1,43% ao mês (18,58% ao ano) no mesmo período em 2010 – o que comprova o encarecimento do crédito após as medidas baixadas pelo BC.

Por outra pesquisa da Anefac (leia aqui), divulgada também nesta terça-feira, os juros médios para financiamento de automóveis baixaram de 2,42% em maio para 2,34% ao mês em junho (com declínio de 0,08 ponto porcentual). A diferença ocorre porque a média geral das financeiras é mais alta e inclui planos para compra de carros usados.

Inadimplência

De acordo com o levantamento da Anef, a inadimplência acima de 90 dias para o CDC foi de 3,6% em maio, refletindo tendência anormal de aumento para os meses de março a maio. Por outro lado, as curvas de inadimplência acima de 30 dias se estabilizaram nos últimos três meses, o que gera a expectativa, segundo a Anef, de que a piora nesse indicador tenha encontrado seu teto. Os planos de financiamento mantiveram o prazo médio de 44 meses.



Tags: Crédito, financiamento, juro, taxa média, Anef, Anefac.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência