Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 15/07/2011 | 15h55

Adição de etanol à gasolina pode diminuir em setembro

Lobão admite que produção de biocombustível não acompanhou demanda

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado e Redação AB

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu na sexta-feira, 15, a possibilidade de o governo reduzir a mistura de etanol anidro na gasolina até o fim de setembro, para evitar um possível impacto nos preços do combustível. “Estamos estudando isso constantemente e acreditamos que poderá ser feito antes do término da safra (de cana-de-açúcar)”, afirmou Lobão. Em seguida, frisou: “Veja bem, (eu) não disse que será, mas que pode ser.”

Segundo o ministro, a ideia é adotar a mesma estratégia utilizada ao acionar usinas termelétricas para poupar os reservatórios de hidrelétricas nos períodos de estiagem. Como diversas projeções apontam que a produção de etanol este ano poderá ser insuficiente para atender o mercado plenamente, a redução da mistura na gasolina serve para aumentar a disponibilidade do biocombustível puro e evitar que a eventual alta no preço contamine o valor do combustível derivado de petróleo.

“O problema é que a demanda cresceu muito e a oferta (de etanol) não acompanhou”, reconheceu Lobão em entrevista após participar de posse dos dois novos diretores da Agência Nacional do Petróleo (ANP), no Rio de Janeiro.



Tags: Etanol, gasolina, Ministério das Minas e Energia, MME, Edison Lobão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência